sábado, 19 de fevereiro de 2011

Você e o Espelho. Está gostando do que reflete?

Você gosta do que vê quando olha no espelho?
Não digo da sua forma física, mas sim da imagem que você está passando através dos seus atos.
Saindo um pouco do tema recorrente desse espaço, mas baseada no nome do blog, algumas coisas que tenho lido em alguns lugares me levaram a escrever esse post.
O Código Penal Brasileiro tem um capítulo dedicado aos crimes contra a honra, entre eles, calúnia, difamação e injuria.
Mas, você sabe o significado desses crimes? Pois, há diferença.
Calúnia é você atribuir a alguém, de forma falsa, a responsabilidade por um crime - artigo 138.
Difamação é você ofender a reputação de alguém - artigo 139.
Injúria é ofender a dignidade de alguém - artigo 140.
Você sabia que a internet também é um meio para prática de tais crimes, e que já existem Delegacias de combate aos crimes virtuais?
Os três crimes que citei acima estão entre os mais praticados na internet.
Portanto, é muito importante o uso responsável das redes sociais.
Mesmo que feito através de perfil fake, que não revele sua verdadeira identidade, porque, o anonimato não garante imunidade na prática de crime.
E eu não sou a favor da censura, ou qualquer coisa parecida.
Sei que muitos se incomodam com a chamada "orkutização" do twitter, e reclamam daqueles que transformam a ferramenta em um novo MSN, ou migraram com as brincadeirinhas das comunidades.
Mas, sou da filosofia de que não gostou do blog, do site, formspring, basta fechar, não precisa seguir se não concorda com os tweets da pessoa, bastar usar a ferramenta: "unfollow".
Ninguém é obrigado a nada.
Também sou a favor que todos expressem sua opinião, seja para concordar ou não, e que críticas são necessárias.
Entretanto, eu mesma, aqui no blog, mantenho os comentários moderados, que só são publicados depois da minha aprovação.
Confesso, eu não sei lidar com anônimos maldosos e não quero isso no meu espaço
Entretanto, o que eu tenho lido foge um pouco do "basta não seguir", ou "basta moderar/apagar os comentários".
Estou vendo redes sociais serem usadas de forma irresponsável, para denegrir a imagem de desafetos.
Não gosta do blog? Não curte os posts? Tem críticas as parcerias ou formas de angariar seguidores?
Critique, todos têm esse direito.
Mas não concordo com a exposição da vida pessoal, ainda mais quando envolve familiares. Sim, estou falando de pai, mãe, marido, namorado.
Não entendeu do que estou falando? Vou usar apenas dois exemplos mais recentes.
Não concordo em atribuir amante a marido de blogueira, nem de publicar foto do casal, em seu casamento, para deboche. Pediu autorização? Obviamente, não.
Mas, ai alguém diz: "mas é verdade, eu sei do caso!!".
Minha resposta: É mesmo? Então, use um perfil usando seu nome e sobrenome verdadeiros e assuma a responsabilidade dos seus atos.
Sabe que veridicamente alguem transou com blogueiro famoso para aparecer?
Minha resposta continua a mesma.
Mesmo que o fake não de o nome da pessoa, e depois quando a ofendida busca satisfações, faça questão de negar se referir a esta, o simples fato de dar dicas, brincando com o apelido desta serve sim de prova da calúnia e injuria.
E usar a religião da pessoa de forma preconceituosa? Isso é crime!
Aceitar perguntas em seu espaço (formspring) e responder, também significa que você está participando da difamação, da injúria.
E eu não estou falando de um fake específico, mas de vários, que estão se multiplicando.
Sim, eu acho que é coisa de gente recalcada e invejosa, que usa ferramenta social para destilar, com deboche, mentiras pelo simples fato de não aceitar a alegria dos outros.
E que não tem coragem de expor a própria imagem. Afinal, quem quer ser alvo? Ninguem!
E porque resolvi escrever esse post? Simples, porque tem horas que não basta se calar, por medo de ser o próximo alvo, ou mesmo por não conhecer as partes ofendidas, por não serem minhas amigas.
Fiz porque olhei ao meu redor, para as pessoas com quem me relaciono em redes sociais, para os meus amigos, e eu não gostaria que acontecesse isso comigo nem com eles.
Portanto, sou da turma do "vamos plantar bem para colher coisas boas".
Uso o meu espaço para dizer que sou a favor da camaradagem, do uso de redes sociais para conhecer e fazer boas amizades, para aprender com os outros, para encontrar pessoas que pensam como você, ou pensando diferente, que lhe ajudem a rever conceitos.
Brincar é ótimo, dou muita risada com alguns blogs que "gongam" celebridades e subs celebridades. Sim, são muito engraçados.
E quem as vezes não solta um veneninho? Agora insultar, mentir, "dar nome aos bois", debochar da vida pessoal da pessoa, usar fotos (sem autorização) para difamar...com isso, eu não concordo.
Usar o espaço de comentários para ofender o blogueiro? Sou contra também.
Há espaço para todos, então vamos usar de forma consciente, para quando olharmos no espelho nos agradar o que reflete.
Eu não vou me calar, nem concordar, muito menos ser omissa com isso, pois acredito que na vida temos de fazer escolhas, temos de nos posicionar.
Não tenho filhos (ainda), mas é isso que pretendo passar para eles, pois foi isso que meus pais me ensinaram.
Por isso fiz o post.
Para demonstrar o que estou dizendo, segue o link de um blog que sigo e gosto muito dos integrantes, e que também vem sofrendo com comentários maldosos.
Basta clicar em Pimenta no teu é refresco, para ler o texto em que eles falam sobre isso.
Para aprender um pouco mais sobre a Delegacia de combate a crimes virtuais, clique aqui, é um material do site JurisWay, feito pelo advogado Danilo Pantaro.
Aproveito também para avisar que não vou aceitar comentários de quem queira "maiores informações" sobre as fofocas a que me referi.
É isso, conto com a compreensão de todos pelo desabafo, e em breve volto com a "programação" normal.

17 comentários:

Adriana Alencar disse...

Como no mundo real, a internet é repleta de pessoas mal intencionadas, de fofoa, intrigas e panelinhas. Várias blogueiras já me falaram disso e você também, pela experiência com o blog, deve ter se deparado com esses fatos desagradáveis. Infelizmente, tal como na vida não podemos "suprimir" estas pessoas do mundo, então o melhor a fazer é conviver com elas, ignorando os seus ataques que, desta forma, milagrosamente páram, pois ninguém ataca a quem não dá importância à ofensa, deixando de seguir sites, blogs ou pessoas mas, principalmente, usando a discrição, que é uma forma muito elegante de conservar a própria dignidade.
Excelente post!
Bj
Adri

Narda disse...

Pra falar a verdade não gostando nada do que meu espelho tá refletindo sabe.
Mas ainda não tomei nenhuma providencia a respeito, confesso! :/

pat camargo disse...

Sil, cheguei a escrever um rascunho no meu blog sobre esse assunto. A diferença é que iria fazer outra abordagem, falaria sobre inveja. O post ta la, pronto e salvo.
Penso sempre nisso, sobre inveja. Juro que tenho pena.
Eu fico pensando como a pessoa deve sofrer com o sucesso da outra, como deve passar noites em claro fuçando a vida da outra, acompanhando seus passos, dos seus familiares e, a tal pessoa ta longe, curtindo com as amigas e "walking and shitting"pra invejosa.
O único sentimento que me vem na hora é pena. Pena pq geralmente a pessoa invejosa se acha mais merecedora do sucesso do que a outra. Acha que o fato da outra ser linda e rica não lhe da o direito de ser mais bem sucedida do que ela.
Talvez num mundo mais justo isso não seja motivo mesmo, talvez num mundo ideal prevaleça o talento no lugar da beleza. No nosso mundo não, ninguém quer se espelhar em gente feia e recalcada, quer ver o bonito, o rico, o luxuoso.
E é justamente isso que as invejosas não entendem.

Kaira disse...

Sil, pois é, no blog alguns comentários chegam a desanimar às vezes, e o mais chato é saber que pode ser um dos nossos "amigos", colegas de blog, e que por vezes nos elogiam, mas anonimamente nos ofendem quando não estão a favor de algum comentário, fazendo mil vezes a mesma coisa, pra ter a falsa ilusão de que outras pessoas pensam da mesma maneira. Chega a ser doentio!
Gostei da forma como abordou o assunto, muito correta.
Bjs!

Raquel disse...

Olá!

Vi que vc está na lista de blogs favoritos do blog De Chanel na Laje, e acho que vc deve saber que ele está fechando. Então, queria que vc ajudasse a divulgar uma campanha para convencer a escritora de lá a não abandonar seus leitores.

Se quiser colaborar, é só passar no meu blog para pegar a imagem da campanha e divulgar no seu blog, além de pedir para ela através de comentário ou e-mail para ficar.

Desde já grata!

beijos!

ps: adorei seu blog!

Laila disse...

Amiga adorei o q vc postou, concordo plenamene! O importante é ser feliz e fazer o bem, não perder tempo com coisas ruins, nem fazendo o mal aos outros.Espero q essa pessoa ou essas pessoas parem pra pensar um pouco e passem a cuidar de suas vidas. Bjks no coração amiga!

Sofia disse...

Sil, e logo depois de vc fazer esse post, deu uma briga ridícula entre blogueiras no twitter... uma "baixação" de nível só! Nada legal as blogueiras "fofas" gravarem um vídeo denegrindo a imagem de outra colega, e pior ainda fazerem de conta que foi uma infeliz coincidência e que não tinha nada a ver com ela. Mas a resposta da ofendida também não foi nada educada, e várias outras blogueiras que não tinham nada a ver com a história aproveitaram pra jogar lenha... Olha, depois disso tudo, e de várias outras coisas (blogueira ofendendo leitoras por terem reclamado de um post sobre peles, justificando que é um blog de moda e quem pode comprar pele verdadeira, que compre e não deva nada a ninguém foi UÓ) cheguei à conclusão que muito poucos valem a pena ser lidos, e dos "famosos", com "milhares de acessos/dia", os únicos que valem o acesso são o Fashionismo, o Chata de Galocha e o Two Dots. Ao menos as autoras não ficam fazendo picuinha das demais!
Agora essa coisa de amante aí, que babado, hein! Tem gente que não tem mais o que fazer!

Renata Nogueira disse...

Oi Sil, concordo com vc, não gosta, não acessa, simples assim! Acho que as redes sociais são feitas pra gente se divertir, fazer amigos legais (como vc e as meninas) e levar a vida mais leve! Usar para bate boca e "mimimi" não tá com nada! Bjs!

Rokaia disse...

Adorei o blog! Conheço a pouco tempo mas pode ter certeza que já virei fã. As postagens são liindas!
Também tenho um blog, mas está beem no começinho, se quiser passar por lá, vou amar!

http://santtatendencia.blogspot.com/

beijão Rokaia

Carol R. disse...

Sil
Nem preciso dizer q tenho verdadeiro trauma . Me decepciona demais ter gente que nao tem o que fazer e principalmente do nada resolve falar mal dos outros. Tudo por tras de um fake ou de uma fofoca gratuita. So posso lamentar e talvez perdoar pq essas pessoas maldosas, nao acabam bem.
Bjs
Carol Romano
Alfinetes de Morango

Anônimo disse...

Olá, sou de Lisboa/Portugal e há algum tempo que sigo o vosso blog! Tenho um blog chamado make bafonica e gostava de saber se poderíamos nos linkar?!? Seria um imenso prazer...

Beijos de Portugal

www.makebafonica.blogspot.com

Sil Nascimento disse...

Olá Make Bafonica, já vou linkar! É um prazer pra mim também!
Inclusive, demais leitoras/blogueiras que ainda não tem o link do blog aqui e desejarem, é só me avisar! Beijos

Anônimo disse...

Hi i,m starter in this questbook and i will to see the newinfo postated heare.I know your web fromyahoo blog and i have tryed to register some days a go but this secret code was hard ro see but i manage it =)) This was my introduction in this community
Regards
And this is my web you can send to my e-mail



[url=http://www.liveinternet.ro/]http://www.liveinternet.ro/ [/url]
radio

mood.board disse...

Oi Sil, faz milênios que não comento aqui (ainda com problemas de net em casa - afff) e também faz milênios que não entro nos blogs amigos e queridos.
Lembro de certa vez o Alê do Pimenta me comentar desses anônimos do além. Sério... perder tempo com isso é muito punk.
Não sei o que houve a mais com o Pimenta, porque ando bem sumida e com o blog mega desatualizado, mais concordo que isso é a maior prova de inveja e recalquice (se é que existe essa palavra) das mentes mais podres que existem por aí.

Espero que essas criaturinhas se liguem...pois a gente não está aqui para perder tempo, estamos aqui porque adoramos o que fazemos e respeitamos os nossos amigos blogueiros acima de tudo. Taí no seu post uma prova concreta do que digo.

E que venham os abutres...pois alguém precisa fazer o trabalho sujo.

Beijos!!!
=***

Giovanna disse...

Por onde vc anda? Estamos sentindo falta dos seus posts. Beijinhos.

Anônimo disse...

Hello é a 1ª vez que vi o teu blog e reflecti imenso!Bom Projecto!
Cumps

Fernando disse...

não consegui entender pq as pessoas não se ocupam de coisas melhores, com tantas opções e acesso fácil a tudo... medíocres são foda mesmo! credo!

www.fashioncomplo.blogspot.com