sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bolsa + Sapato + Cinto: Como você combina?

No ultimo post do ano passado, a Sofia (leitora assídua), nos comentários, pediu para que eu falasse sobre bolsas e sapatos.
Uma das sugestões foi: combinação das cores desses acessórios.
Bom, eu não tenho nenhuma formação em moda, aqui não é espaço do "certo & errado", mas sim um bate papo entre gente que gosta de dar seus pitacos, e falar do que gosta e daquilo que não usaria, mesmo achando bonito.
E, como eu sei que a Sofia sabe disso, e o que ela deseja é realmente essa troca de informações, resolvi pensar e escrever a respeito.
Primeira questão que me veio a cabeça: como é que eu combino meus sapatos com minhas bolsas?
Para quem ainda não sabe (já falei em outros posts), não sou fã de sapato preto.
Sim, eu tenho alguns pares, mas a maioria ganhei da minha mãe, pois na hora de comprar, eu sempre opto por alguma outra cor.
E o mesmo acontece com as bolsas.
Então, separei alguns looks que me inspiram.

Tão simples...tão chique.
A coordenação da foto a esquerda é do tipo que gosto, bolsa, cinto e sapato em marrom, não necessariamente da mesma tonalidade e ainda combinando com uma das peças usadas.
A foto do meio, achei chique demais, bolsa e cinto preto com o sapato azul!
Ok, nem todo mundo, na vida real usa bolsa Hermès, cinto Chanel e Manolo Blahnik - lembram deste sapato no filme Sex and The City?
Mas, como inspiração serve muito!
A ultima foto, da direita, também é do tipo "esse eu posso, esse eu tenho", bolsa coordenando com sapato, e o cinto de cor um pouco diferente.
Lição pra vida: combinação leve sem cara de conjuntinho.
Parece pura coincidência.
Na foto a esquerda e do meio a cor da bolsa combina com uma cor que está na roupa. Já na da esquerda, o sapato combina com uma cor que está na bolsa.
Coordenação sutil, nada óbvia.

E sapato coloridíssimo? Lindo! Bolsa neutra e leve coordenação com as cores da roupa.
Lembrando que a cor do acessório não precisa ser idêntica ao da roupa.
Não é dificil, e no quesito conjunto não tem como não levar nota 10.

E quando o colorido do acessório não combina com os tons da roupa? Fica feio? Nem um pouco!
Nem sempre rola, mas uma forma imbatível de não errar é: quando a cor de um acessório não combina com a da roupa, então o outro acessório deve ser neutro.
Da forma como nas fotos acima: bolsa colorida com sapato preto.

Olha como fica bonito,e o acessório neutro não precisa ser preto, como na foto do meio.
De qualquer forma, preciso dizer que bolsa azul é sempre linda!

Eu estou na fase da bolsa vermelha, acho que acessório nesta cor levanta o visual e não é dificil de combinar, como se vê nas fotos acima.
Vermelho com oncinha? Pode! Vermelho só fica bom com preto? Não, com marrom também é lindo.
Mas, notaram que nenhuma peça de roupa é na mesma cor? Acho que fica melhor.

E combinar a cor da bolsa com a cor do sapato? Antes era obrigatório, depois se tornou símbolo da cafonice, agora está voltando.
Olha a Betty de "conjuntinho" vermelho tomate, lindo de morrer.
Portanto, não tenha medo de sair por ai combinando sapato com bolsa.

Outra "quebra de tabu": coordenar preto com marrom.
Antigamente, ninguem ousava, agora já faz parte do nosso dia a dia.

Além disso, os tons de marrom não precisam combinar, e também não significa que outra cor não possa participar. Prestem atenção na bolsa vermelha da foto a direita.

Eu sou da tese que vivemos uma época muito boa, em que na moda nada é proibido, menos falta de bom senso!
Então, sair com sapato, bolsa e cinto de cores diferentes também é possível e fica lindo, como na foto da esquerda. Mas, note que a roupa é neutra.
E mesmo quando a roupa não é neutra, como na foto da direita, ainda assim dá para usar os acessórios em cores diferentes. O truque é conseguir coordenar um dos acessórios com uma das cores na roupa.
No caso, o cinto e casaqueto combinam.

Animal print, bichismo...está achando que virou febre? Prepare-se que a invasão está apenas começando.
O jeito clássico e chique de usar a estampa é como fez Julia Restoin-Roitfeld.
Agora, a mãe dela, sempre chique mostra que dá para combinar bicho com cor. Um abuso essa sandália!

E o fantasma do sapato branco? Tem gente que odeia, verdadeiro trauma.

Eu gosto e inclusive, tenho uma sandália dessa cor, essa da foto acima, da Schutz.
Uso horrores.

A primeira foto de sapato branco que me chamou atenção foi a do The Glamurai (a moça de poás), depois disso, encontrei outras produções também com sapato dessa cor.
Será que veremos por ai uma invasão de sapatos brancos?
Importante dizer que, nas fotos em que a bolsa e cinto aparecem, eles não são da mesma cor...assim também já é demais!

E na dúvida, se Carine Roitfeld usa, então pode!
E você como coordena seus acessórios? Descombina ou já aderiu a volta do conjuntinho?

17 comentários:

Adriana Alencar disse...

Muito bom o post, aprendi várias coisas, mas o que mais gostei de saber é que combinar bolsa com sapato está voltando. Sabe, a falta de regras da moda de hoje me deixa um pouco confus às vezes, é bom ter um patamar para pisar antes de compor o look.
Beijo,
Adri

Sofia disse...

To super ficando famosa por aqui! Rsrsrs! Siiil, não sei se tem como vc atualizar o post, mas coloca tb aquelas fotinhos do desfile da Burberry do post dos cintos!! Aquelas fotos "mudaram minha vida" no quesito combinação, aqueles cintinhos coloridos com trench coat ficaram lindos.
Bem, quanto a mim, acho que meu maior problema na combinação é quanto às bolsas. Eu tenho a maior dificuldade pra comprar bolsa, sempre acho tudo grande ou pequeno demais, muito simples ou muito cheio de detalhes, muito cafona ou muito caro (acho um abuso uma bolsa média de marca razoável, tipo Arezzo, Shoestock, Schutz, custar entre 400 e 800 reais). Em resumo: tenho pouquíssimas bolsas, a maioria já está "passada", e só uma é mais fashion (uma ps1 inspired verde clarinho), mas é uma bolsa de dia. À noite, costumo encher os bolsos do namorado com minhas coisas pq n tenho bolsa pra levar... rsrsrs.
Enfim, pre-ci-so fazer umas comprinhas de bolsa! Também agora que achei meu estilo, comprei uns sapatinhos mais transados e roupas mais neutras, fica mais fácil investir em bolsas, sabendo com o que vou combinar.
Enfim, o post - pra variar - tá ótimo, vc arrasa na escolha das imagens e na minúcia de escolher uma combinação de cada jeito, pra agradar a gregos e troianos!
Gostei do adendo do sapato branco, coisa que todo mundo fala que é brega, mas, como os clogs, se virar modinha essas mesmas pessoas vão usar... rsrs. Eu não tenho nenhum, mas lembro de ter namorado uma sandália da arezzo que tinha tachas. Sapato fechado eu não gosto muito, e acho que a desvantagem de branco nos pés acaba sendo a sujeira - qualquer lugarzinho que encoste, suja e aparece de longe ainda...

Beijo!

JAFA disse...

Então... eu dificilmente uso cinto. Gosto que a cor do sapato "converse" com algum tom da roupa e nas bolsas nenhuma coordenação. Cuido mais para que o tamanho dela não agrida o conjunto. A cor, realmente não me importa. Bjn...

Renata Nogueira disse...

Adorei o post Sil! Eu gosto de usar combinado e descombinado, depende doa dia! Sobre sapatos brancos tô com um post pronto sobre isso, acredita? Sintonia fashion! Hahaha! Bjs!

Alee - coletandodias.blogspot.com disse...

Pois eu nao combino nada. Eu sou uma pessoa mais ou menos básica. Então nunca terei o dilema de combinar uma blusa neon com sapato de bicho.
Normalmente vou no espelho e olho o conjunto, se der pra sair, saio.

Mas tambem não me identifiquei com nenhum dos looks. Meus estilo inclui mais flores, cores abertas, bolsas de tecido, colares e mais colares, pulseiras, sapatilhas de lantejoulas, Melissas.
Acho que o meu básico inclui coisas e cores demais. Mas é só pra dizer que ainda não cheguei na fase da bolsa Hermés,Celiné.
Sério, essa Hermés preta ou caramelo iria destruir o meu estilo e se eu fosse mudar a roupa pra combinar com a Hermes aí não seria mais eu.
Mas eu tenho um problema com bolsa. Eu não sei se as pessoas dão muita importancia a elas, ou se eu é que não dou importancia a elas(e deveria dar).
Assim como você tambem não gosto de sapato preto. Acho que ele esconde o design do sapato.

Camila Kalix disse...

Tá rolando um sorteio no meu blog! 2 colares!
Te espero lá!

Bjus*

http://camilakalix.blogspot.com

Ana Paula disse...

Nossa, essas foram as primeiras fotos que vejo com sapatos branco que acho bonitas. Gostei mesmo.
As vezes combino sapato com cinto ou com a bolsa..ou roupas, vario bastante. Mas nunca no mesmo tom. Mesma cor em tonalidades diferentes.

Fabianne disse...

super completo seu post e, ao msm tempo, leve. gostei muito!
tem dias qsaio com 'conjuntinho', bem mulherzinha anos 50. tem dias que gosto de usar mais a criatividade, contando umahistória c toda a roupa, que forma um todo harmônico, mas não c peças necessariamente iguais...
bj

Narda disse...

Agora a moda é não combinar mais né?
Mas eu procuro sempre usar eles combinados na mesma "cartela" de cor, mesmo que não seja a exata mesma tonalidade!
Bjs

EdeA by Ester disse...

Sil, aqui ninguém combina nada principalmente fazer conjuntinhos da bolsa e sapato. Ainda bem, pq nos meus armários eu nunca acho nada que combine rsrsrs
Eu tb gostei mto da sandália branca, mas os sapatos brancos tipo "scarpin" me fazem lembrar a Margarida do Pato Donald hehehe e eles estão com bico fino de novo!!!

Sil tava com saudades, doida pra vim aqui, mas só apareço qdo tenho tempo pra ler tudo mesmo e poder dizer alguma coisa!
Adoro seus post de inspiração!!
beijos
Ester

Lulu disse...

Excelente post, acho que eu faço de tudo um pouco, rsrsrs...
Fiz uma arrumação nas minhas bolsas, doei aquelas que não uso de jeito nenhum e as que conservei me propus a usá-las todas, estou tentando trocar a cada semana, pelo menos.

Bjs!

Alessandro Araújo disse...

eu gosto dessa coisa do combinadinho

Mi Satake disse...

Sil q saudade.
to postando menos, blogando menos rs...
Mas amei muito teu post e as dicas são sempre de ouro!
Falando nisso, tenho um cinto rosa, trançado largo. Ele tem uma fivela grande e adoro, só que não sei o que usar com o bendito.
Sei q posso fazer um look claro por ex, E nos pezinhos? Um sapato claro tb?
Afe q me enrolo com ele viu?
O q vc acha?
Qquer coisa passa lá no bloguinho q vou amaaaaar sua dica se puder me ajudar , claro!

Super beijo excelente ano e excelente finde pra vc ta!
Adoro vc e o Li em algum lugar.

Anônimo disse...

Amei o post!!! Parabéns, pela maneira simples e direta de comentar sobre a moda.

MAISON CHAPLIN disse...

Aquela garota com vestido cinzento e bolsa vermelha tem um look horrível; plus a maquiagem é totalmente errada. #naopode

Albert De Castro

Bonequinha de Luxo disse...

Sil e suas aulas nos posts mais que completos rsrsrsrs!!Sil, eu uso das duas maneiras, espero que continue usando assim, muito mais democrático poder escolher né?Bjs, Va.

opcaofashion.com disse...

Ótimo o seu post, super completo, aborda vários temas polêmicos como os sapatos brancos, combinar sapato e bolsa!

Eu não acho muito fácil de usar sapato branco, apesar de já ter tido.. e não ver

Beijos,
Pati
http://opcaofashion.com/