domingo, 18 de abril de 2010

Meninas que Correm com Lobos

O título do post vem de um assunto que muito me intriga, o crescente número de blogs sobre moda feitos por meninas.
Se você já leu algo a respeito, a primeira que vem a mente, é Tavi.

Uma americana de 13 anos, que tem um blog muito famoso, o Style Rockie.
Ela escreve sobre vários assuntos, mas, com certeza, moda é o que mais lhe interessa.

A sandália Miu Miu que está em editoriais de diversas revistas internacionais? Ela tem seu exemplar.
Ok, um salto e plataforma desses é alto, mesmo para uma mulher adulta, quanto mais para uma menina.
A bolsa da mesma marca com a estampa que virou febre? Olha lá a dela.
O legal é que está ao lado de um par de sapatos Comme de Garçons, bem divertido e perfeito para uma menina.
Tavi escreve muito sobre as coleções que mais lhe atraem, e ela tem uma predileção pela estilista da Comme de Garçons, Rei Kawakubo, e se nota que está encantada com as estampas da Miu Miu. Gatinhos, gaivotas... coisas de menina, não?
Por um bom tempo, nutri certa implicância com ela.
Até que um dia, um comentário em um post na DeChanelnaLaje me chamou atenção.
O texto era bem escrito, expressando de forma coerente o ponto de vista da autora, que dizia ter 12 anos.
Como assim?! Tão nova e escreve tão bem? Sim, eu me supreendi.
Em uma época em que adolescentes e mesmo adultos criaram uma nova lígua portuguesa, em que são aceitas como palavras: aki, axo, e outras aberrações, que muito me incomodam, e quando opinião é expressada muitas vezes na forma de ofensa, uma menina escrevendo corretamente e positivamente defendendo sua visão, fez com que eu fosse visitar o blog dela.
Confesso que até pensei que talvez fosse um adulto se passando por menina.
Mas, ao ler os posts da Rafaela, autora do Pretty Rockless, eu percebi que seus textos dizem respeito a assuntos não só de moda, mas também sobre seu universo de menina.
Até acho que ela representa mais as garotas de sua idade do que a Tavi, que, para mim, as vezes parece se vestir como uma senhorinha.
De qualquer forma, a Rafaela tem uma grande admiração pela Tavi, e a partir desse momento, passei a me questionar o que tanto me incomodava na blogueira americana.
Sempre existiram crianças e jovens a frente do seu tempo, com interesses muitas vezes considerados de adulto, ou contestadores dos padrões que estão por ai... les enfants terribles.
Desde que exercido de forma saudável nunca foi problema, pelo contrário, todo mundo admiria uma criança prodígio.
Eu mesma, quando criança, interessava-me por assuntos, como moda, música, livros, filmes, que não eram de interesse da maioria das meninas da minha idade. A diferença é que não tinhamos ferramentas para nos comunicarmos tão facilmente com outras meninas com os mesmos interesses.
Hoje, blogs, twitter, e outras ferramentas de mídia social fazem parte do universo dos jovens e tornam tudo mais rápido.
Na minha época, revista para garotas era a Capricho e se você quisesse comentar algo, tinha de mandar uma carta para "seção do leitor". Agora, isso parece pré-histórico.
Porque crianças e adolescentes não podem ter blog sobre moda ou outro assuntos de seus interesses?
Obviamente, não há nada demais nisso, pelo contrário, faz parte da vida deles e encontram um público que entende e gosta dos mesmos assuntos, assim como a Rafaela encontrou na Tavi.
E só serve para eles? Também não. Eu mesma acompanho o blog da Rafaela com muito gosto e até voltei a ler a Tavi.
Jovens blogueiras fazem muito sucesso.
Outra que tem muitos seguidores, é a Jane Aldridge que tem 16 anos e monta looks inspiradores com vários sapatos fashionistas que muitas vezes achamos impossíveis de usar.
Um ano mais velha, Camille do Childhood Flames pode não ser tão conhecida como as conterrâneas, mas, também participou de uma matéria em 2008 do The New York Times, sobre o fenômeno das blogueiras adolescentes.
Ela tem mais um blog, na qual vende roupas e sapatos, em uma espécie de brechó virtual.


Voltando à reflexão a partir do blog da Rafaela, o que percebi é que o que me incomoda não é uma jovem blogueira tratar temas de forma tão "adulta".
O meu incômodo vem dos adultos que tratam Tavi e outras garotas como verdadeiras especialistas, impondo-lhes responsabilidades que não precisariam ter, são os lobos do nome do post.
A coisa tomou um rumo que Tavi foi colocada na primeira fila de desfiles de grandes marcas, tratada como crítica de moda e foi dada mais atenção a sua opinião do que a de profissionais que realmente trabalham com isso.
O caso de maior repercussão aconteceu na Semana de Moda de Alta Costura de Paris, no início do ano, quando Tavi, sentou na primeira fila da Dior com o modelito abaixo.

O imenso laçarote atrapalhou a visão de profissionais da área, sentados nas fileiras atrás, que ficaram incomodados com a situação.
Foi assunto nos principais jornais europeus e comentado no mundo todo.
Muitos julgaram a blogueira, que depois tentou se justificar dizendo ser baixinha e não imaginar que causaria tudo isso.
É errado uma menina sentar numa fila A de um desfile de uma marca importante, usando laçarote ou não?
Na minha modesta opinião, qualquer garota ou adulto que se interessa por moda, ao receber um convite desses, não hesitaria em aceitar.
O erro, eu acho, é da marca, do seu RP, que tratou com descaso os verdadeiros profissionais.
Ter a Tavi assistindo seu desfile dá mídia? Claro que sim, mas e quem está ali a trabalho, para falar sobre a coleção ou mesmo comprá-la, não merece respeito?
A inversão de valores não é da menina, mas sim, de quem lhe deu uma importância maior do que outros que realmente merecem.
Será que essa responsabilidade que lhe dão, não pode atrapalhar ou mesmo acabar com o frescor e imparcialidade que tanto chamou a atenção e atraiu uma legião de fãs?
Se não escrever o que agrada, os lobos poderão devorá-la? Quem em sã consciência gostaria de colocar um filho nessa situação?

Assistir a um desfile, ter a oportunidade de conhecer de perto criações de uma marca desejada atrai a todos, mas volto a dizer, deveria ser um momento de descobrimento e encantamento, independente da idade, caso você não seja um profissional da área.
A Arabelle, do Fashion Pirates, tem 17 anos, nasceu em Taiwan, mas vive em Jersey.
No ano passado, postou a foto acima, de quando participou de uma Semana de Moda, e acho que traduziu em poucas palavras, o que a participação de uma blogueira deveria ser, ela disse: foi divertido.
Claro, todos querem saber a opinião do que a pessoa viu, mas não precisa ter pressão.
Uma das maiores demonstrações de que muitas vezes mais do que ouvir o que o jovem tem a dizer sobre o que foi desfilado, os lobos se interessam é no "barulho" causado por ter alguém de pouca idade num desfile, é a Katie, que parece na foto abaixo.

Não é brincadeira, o site Racked "contratou" Katie, de 5 anos de idade, para opiniar sobre os desfiles da Semana de Moda de Nova York, no início do ano, apresentando-a como blogueira mirim sensação.
Se Tavi, aos 12 anos, chamou atenção por seus textos sobre moda, filmes (ela é fã de Hitchcock), pelos looks diferentes, até mesmo para adultos, Katie não tinha um blog, o site criou um para acompanha-la nos desfiles, ou seja, criram uma blogueira, enquanto, na verdade, ela é aquilo que realmente deveria ser, uma bela e fofa menina brincando.
Abaixo as anotações dela sobre o desfile de Michael Angel.

Coisas como amo, odeio ou gosto eram as opiniões da garotinha.
Nada mais normal não é mesmo?
Mas, ao apresentarem Katie como blogueira e publicarem suas opiniões sobre os desfiles (a frase soa ridícula, eu sei), os lobos também a expuseram a críticas por dizer coisas como: algumas modelos tinham cabelo bagunçado, ou, que algumas modelos apareceram duas vezes na passarela com trajes diferentes.

E ainda teve quem disse que Katie não poderia ser considerada fashionista por usar durante a semana de moda o mesmo vestido.
Sim, questionaram as roupas de uma menina de 5 anos!
A culpa é de quem colocou uma criança nessa situação.
E não era uma brincadeira do site, criticando o "culto aos jovens blogueiros", era sim uma forma de criar publicidade.
Deu certo, muito se falou da menina, vários estilistas foram fotografados ao lado dela.
Mas vale a pena? O que virá nas próximas semanas de moda depois disso?
Sei que alguns vão dizer que devemos levar tudo com leveza e entrar na brincadeira.
Entretanto, sou do tipo que não gosta de ver exposição constrangedora nem de animais, quanto mais de crianças.
Esse não é o tipo de surpresa que eu gosto de ver na moda.

20 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu fico muito curiosa a cerca dessas pequenas que escrevem, falam e agem como gente grande.
E em termos tenhos minhas objeções, acho muita "complexidade" para quando elas deveriam estar pensando em uma festinha, em Gossip Girl e garotos. Enquanto isso, Blogs como esses trazem análises e criticas de deixar muito adulto no chinelo.
Eu não sou contra elas expressarem suas opiniões, mas também não sou completamente a favor... Acho realmente que cada coisa precisa ser ao seu tempo.

Anônimo disse...

Sil, isso é algo que me incomoda tmbm, mas acho que vai um pouco mais além...
Eu adoro a Tavi, mas desde que ela virou "a Tavi" eu deixei de entrar no blog dela. Cansei.
Acho que as vezes nós não podemos nos levar tão a serio, qto mais levar uma criança.
Acho que pra se discutir, falar ou conceitualizar algo relacionado a moda é necessário se ter uma bagagem.(para não cair naquela coisa de futilidade, do comprei isso e aquilo e gastei xpto)
Vc precisa conhecer um pouquinho que seja de arte, viajar um pouco, ver o mundo, conhecer e conversar com gente interessante, ler livros, enfim, precisa ter uma bagagem. O que que essas meninas de 13 anos tem de bagagem? Como será que vai ficar a cabeça dessas crianças dps que os 15 min delas passarem? Pq afinal, como crianças podem ser levadas tão a sério. Me assusta o qto as crianças deixam de ser crianças dsd sempre. Como meninas de 5 anos tem opinião própria e tomam partido, argumentam. Pode ser até bonitinho agora, mas fico pensando como será daqui a 10 anos...
Enfim ta muito tarde, to com mto sono, acho q não consegui completar todo meu pensamento, depois elaboro com mais calma!
Beijos, Blondie.

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sil, apesar de fã confessa, eu acho que muitas vezes o mundo fashionista é idiota. E em muitas esferas.

Irresponsabilidades sociais, estímulo à compra desenfreada, criação de desejos "necessários", idéia de que o diferente deve ser perseguido sempre, corporativismo, etc, etc.

No caso das meninas, eu não consigo deixar de achar estúpido possivelmente mal influenciar algumas gerações para cultuar uma menina de 13 anos que, retroativamente, se veste como senhorinha - como vc bem definiu.

É um privilégio ter pessoas que, tão novas, conseguem ter uma percepção diferente do mundo, como os inúmeros exemplos que você deu. Mas para mim, até conceitualmente, ele se perde quando para admirar um desses jovens iluminados se deixa de lado exatamente essa jovialidade.

Por isso, adorei ver a Rafaela do Pretty Rockless com o vestido - refrescante, jovem, autêntica. Ela é, com certeza, iluminadamente madura e transgressora, mas usa o fato de ser jovem. O que é saudável, né?

P.S.: eu tb fui sempre a criança/adolescente/jovem de envelhecimento precoce para gostos! Rsrs...

Bjocas!!

La Petite disse...

O problema não são as meninas e seu conteúdo ou falta de, mas sim os veículos que super, hiper, mega valorizam e portanto as expõem desta feita.

p.s.: tenho nada contra uma menina que se vista de snhorinha. acho até lindo. acho feio e problemático quando querem e se vestem de piriguetes. ai sim, vejo um baita dum problema.

Bisous.

http://reverberaquerida.blogspot.com/

Renata Nogueira disse...

Oi Sil, concordo com vc, tb não gosto de ver esse tipo de exposição...exagero, jogada de marketing ou não, acho muito chato esse tipo de coisa e concordo tb com a Sissi, as vezes o mundo da moda é idiota! Bjs pra vc!

Kleber Savoine disse...

é pelo jeito as meninas estão arrasando nos blogs...
adoreii...

Sil Nascimento disse...

Quel, concordo muitas botam adultos no chinelo mesmo! E é justamente a questão que você levantou, cada coisa a seu tempo, não precisaria a pressão que colocam no que elas falam, afinal, elas devem aproveitar essa fase que passa tão rápido, não é mesmo? Bjs
Blondie, semana passada no blog Miss at la Playa, ela falou da Cory Kennedy, que de 2005 a 2007 foi um fenômeno, e os pais tiveram de intervir, pois a coisa ficou feia, e ela com o tempo "perdeu a graça" e termina perguntando quem seria a Cory de 2010, e cita a Tavi. Eu concordo com a questão da bagagem, esses dias eu até comentei, que uma criança a ir a Paris, deveria era visitar o Louvre, d'Orsay, até mesmo a Eurodisney! Bjs
Sissi, é verdade, eu gosto mais do estilo da Rafaela, que representa mais uma garota da idade dela do que a Tavi (na minha opinião). E esse estimulo desenfreado é realmente assustador ao querer enaltecer os pensamentos de uma crinça, de 5 anos! Bjs
Eliza, você está certa, melhor se vestir como senhorinha do que piriguete! E é isso ai, o problema é a valorização ao que elas escrevem! Bjs
Re, podem querer fazer marketing idiota e cabe a nós, não aceitarmos! Bjs e mais uma vez, parabéns pelo bazar.
Kleber, estão arrasando mesmo, e espero que continuem assim. Vamos curtir, mas não pressioná-las, não é mesmo. Bjs

Menina#1 disse...

Adorei o post!!!!!!

Passei aqui pra fazer minha visitinha diaria e pra falar que meu blog está de endereço novo, passem lá pra fazer uma visita tb

www.blogdasmeninas.com

Beijos!!!!!!

mood.board disse...

Sil querida, sabe o que é uma pessoa parar de trabalhar pra ler um post? Foi o que eu fiz agora.
Tu resusmistes TUDO .
Não só sobre o assunto da vez ,que são os milhares de blogs, como o que eu acho sobre a Tavis (nunca me desceu pela garganta essa garota).
Levantei agora e te aplaudi!
Belas palavras, resumo perfeito.
Sem palavras.
Parabéns!

Sil Nascimento disse...

Menina, obrigada! Já passei lá e comentei, semana passada não conseguia visualizar vocês, ainda bem que voltou. Bjs
Alê, fiquei tão feliz com seu comentário! Obrigada mesmo, é tão bom escrever sobre algo e saber que entenderam o que você quis dizer. Bjs

Unknown disse...

Lindo post! Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Realmente eu também me assustei quando passei a reparar a idade das menininhas que blogam sobre moda. Eu, que tenho 20 anos, ainda não me acho o suficiente madura pra postar sobre determinados assuntos, imaginem essas menininhas fofas que ao inves de estarem brincando com suas bonecas, estão olhando os desfiles do NYFW e depois comprando sapatos mega caros e nem dando valor ao dinheiro e só pro que ele pode comprar, como glamour, roupas e acessórios. :~

Rafaela Germano disse...

Sil, juro por Deus que meus olhos quase marejaram cada vez que li e ri a postagem...
Quando te sugeri fazer o post sobre as meninas, blogueiras e mini-fashionistas, alias um assunto que a gente já tinha comentado bastante, nem pensei que teria esse sucesso e seria uma postagem tão informativa e bem escrita.
Achei ótimo o jeito que você impos sua opinião em relação ao assunto, e a minha, com certeza você já sabe, né? haha
Mas o fato é que estou muito agradecida, por você ter me citado no meio de tanta gente boa! Não conhecia o blog Fashion pirates ainda, nem a menina de 5 anos, e nem a história do laçarote da Tavi, e num ponto concordo, que não é certo colocarem uma criança, com um laço imenso atrapalhando a visão de todas as pessoas, tanto estilistas renomados, ou profissionais.
Adorei o comentário da Sissi, do blog Commode, e a sua resposta a ele, também acho [não querendo me achar] que represento mais as garotas da minha idade, simplesmente por não estar rodeada de "lobos. Tenho o blog e não tenho vergonha disso, mas não sou como Tavi e outras blogueiras, que tem que se expor as pessoas, os chamados "lobos" que as vezes não se importam com a educação e crescimento da criança, jovem, só querem mesmo saber dos 15 minutinhos de fama deles.
Gostei muito de ter te inspirado a fazer o post, que afinal ficou ÓTIMO, e mais ainda de ser citada nele! Muito obrigada, Sil.
beijooos, Rafa

liduh disse...

Oi Sil!
Não acompanho nenhum desses blogs que vc citou, mas "conheço" a Tavi e Jane A.
Acho bacana que elas tenham blog, que se interessem por moda, só não gosto da exposição em excesso, dos exageros, das responsabilidades impostas pelos adultos, etc. Elas são tão novinhas, acho que tudo tem seu tempo;)
Beijos!

Sil Nascimento disse...

Ana, que bom que gostou! Bjs.
Nayara você é super nova também! Rs.. Mas o que vc falou é verdade. Essas meninas são muito novas para terem tanta obrigação ou para já estarem pensando em coisas de valores tão alto como roupas e sapatos. Bjs
Rafa você acho tão fofo a sua intensidade e clareza, mesmo sendo tão nova. Eu sei o que vc pensa e vc sabe como me influenciou, por isso é tão importante no post! Como você conseguiu perceber pelos comentários, ninguem é contra meninas escreverem sobre moda em seus blogs, mas todo mundo se preocupa com a responsabilidade que dão. E eu e Sissi concordamos que vc se representa muito mais uma garota da sua idade do que Tavi! Nada contra, como disse a Eliza em um comentário, antes se vestir como senhoria do que piriguethy. Mas, é questão de viver as coisas ao seu tempo. Eu acho que essa foto sua com o lindo vestido representa o que gostamos de ver numa garota nova! Bjs
Liduh, vc resumiu bem: tudo ao seu tempo! Que opinem sobre moda, que tenham seus blogs, assim como nós (meninas mais velhas..rs), mas sem ter obrigação e responsabilidade com a mída. Bjs

Sissi | www.commode.com.br disse...

Siiiil, vc não quer tentar cadastro pro SPFW? Segue o link: http://ffw.com.br/credenciamento

Acho difícil, mas who knows?! Rsrs..

Bjocass

Juliana Noronha disse...

adorei o post!!! q criança precoce

Sil Nascimento disse...

Oi Ju, que bom que gostou. Bota precoce nisso..rs.. duvido que ela estivesse entedendo metade do que se passou por lá. Fiquei com dó. Bjs

Alee Rocha disse...

No caso da Tavi, vejo no blog dela o tanto de coisa grifada que a menina tem e fico imaginando: Ou ela é muito rica ou as marcas estão usando a menina para si promoverem.
Essa sandália da Miu Miu, ela tem 3 modelos, todos carérrimos. E ainda bolsa, sapatilhas e sei lá mais o quê.
Dá pra falar que ela é original e criativa por postar seus produtinhos grifados e frutos de desejo de meio mundo? Sendo que esses frutos do desejo são colocados ali justamente para si consolidarem como frutos do desejo.
Mas já estão surgindo blogs de protesto contra isso. Como os meninos do Le Petit Echo Malade, que parodiam os blogs de moda.

http://p-et-p.blogspot.com/

Sil Nascimento disse...

Alee eu não sei lhe dizer se a Tavi é rica, mas, concordo que ela usa coisas que mesmo lá fora não custam barato, como vc bem citou a Miu Miu. Pode ser que ela ganhe, agora que ficou famosa, sei que ela já conheceu a Comme de Garçons em Paris, então, não possa afirmar nada. Mas, a idéia de se ela usar, mais pessoas desejarão, pode se concretizar dessa forma. A Jane do Sea of Shoes eu acho que tem grana...rs... pois ela tem basicamente todos os sapatos das grandes grifes e mais comentados a cada coleção. Eu já vi o blog dos meninos e achei muito engraçado as paródias da Tavi e da Betty, eles mandam muito bem. Bjs