sábado, 3 de abril de 2010

Bichismo

Eu gosto desse termo: Bichismo.
A primeira vez que vi foi no Agoraquesourica, da Jana Rosa.
Chame como quiser: bichismo, estampa animal, oncinha, animal print, leopard print, o que importa é que há muito tempo esse tipo de estampa está na moda.

É um clássico, e se bem usado, deixa o visual muito chique e atemporal.
Essa capa da Vogue francesa, por exemplo, é de setembro de 2007, mas bem que se poderia dizer que é alguma capa deste ano.
Um bom acessório ou mesmo uma roupa, com essa estampa, dura para sempre.
É claro, como tudo, em se tratando de moda, ela vai e vem, e dependendo da época, a estampa animal é associada a visual over.
Mas, em 2010 voltou mesmo, sendo possível encontrá-la nos mais diversas peças e padronagens.
A mais comum, com certeza, é a de oncinha, ou leopard print, como chamam lá fora.

Giovanna Battaglia, que eu tanto admiro, aqui aparece em um visual mais despojado, perfeito para o outono, ou para regiões onde o inverno nem é tão rigoroso.

E não é só ela que usa.
Estampa animal em regata, blusa, ou camiseta, sempre fica bonita com jeans e uma bela jaqueta.

Bermuda de estampa de oncinha não é muito comum, até porque, cai melhor para quem tem quadril estreito, mas não tem como negar que muda o combo, pra lá de simples: regata+bermuda.
Eu não sei se o colete já vem no casaco, ou ela, simplesmente, montou o visual, mas ficou muito bacana, a cara deste inverno: a bolsa da moda, ankle boots de cadarço, legging, verde militar e oncinha.
Para quem prefere não arriscar, é possível fazer como Victoria Beckham e apostar no acessório com estampa, para combinar com um visual monocromático.

Esse ano, também é o da volta da meia-calça com estampas, e é claro que a de oncinha também voltou.
Acho lindo Giovanna Battaglia toda trabalhada no bichismo.
Arriscadíssimo, confesso, afinal, não é fácil combinar estampa na sandália e na meia-calça. Mas, pra mim, ela conseguiu.
Para quem pretende experimentar, vale a máxima que ela usou, se a meia-calça e a sandália são estampadas, a roupa deve ser neutra.

Mais, uma vez, não é só ela que mistura estampas.
Nesse caso, o vestido e a meia-calça são estampados, mas a bolsa e o sapato são neutros.

Encharpe, ou mesmo lenço, com essa estampa virou uma verdadeira febre, e acho um bom investimento para esse inverno.
Várias famosas já apareceram usando.
E qualquer um pode usar.
Não há como negar, uma encharpe estampada de oncinha muda completamente qualquer look.
Uma novidade da estação é a estampa colorida, como a encharpe usada por Kate Moss.

Mas, o colorido vale inclusive para roupas.

Acho lindo vestidos trabalhados no bichismo colorido.

A cor mais frequente, é o roxo.

No vermelho também vem contudo e fica menos datado de anos 80, como muitos acham os estampados de roxo.
Agora, o que eu realmente reparei foi no quanto está se usando casaco estampado.
Fica lindo e pelo jeito, já pegou.
Tanto faz, com calça ou saia, fica chique.
Ok, essa capa da Jane Aldridge, do Sea of Shoes, está mais para tigre e é todo brilhoso.
Mas, também é muito bonito. Não é simples de usar, nem serve para "bater" como os outros, porém, mudou o modelito calça jeans e sandália.

Sim, várias celebridades já foram vistas usando casaco estampado.

E em todos os sites de fashionistas aparecem fotos de mulheres usando esses casacos.
Oncinha com cinza é o que há de moderno.
Entretanto, a moda de usar casaco de estampa animal não é nova.
Jackie Kennedy, ícone eterno da moda, já usava.
Brigitte Bardot também.
A sueca Anita Ekberg, famosa pelo filme La Dolce Vita, de Fellini também usava.
No filme An Education, que se passa nos anos 60 e tem cenas em Paris (obviamente, estou louca para assistir), as mulheres também aparecem usando estampa animal, inclusive no casaco.
Assim, é possível usar estampa animal sem medo, seja através de uma simples encharpe, ou mesmo, em um belo casaco.
Agora, cuidado nunca é demais.
Mesmo que resolva misturar estampas, olhe bastante no espelho para ver se ficou bom, para não sair por ai fazendo a Paris Hilton... em um péssimo dia, diga-se de passagem.
E mesmo que opte por usar a estampa em uma única peça, e ainda que seguindo todas as tendências: estampa colorida+um ombro só+manga comprida+ombreira, ou seja, tudo que está em alta, evite fazer a Kim Kardashian, em um dia over.

26 comentários:

mood.board disse...

Oi Sul, amei as dicas e as composições de bichismo que você postou. Principalmente a do lencinho com roupa preta. Acho que é mais a minha cara!
Beijos e Feliz Páscoa!!!

Sil Nascimento disse...

Ale, com certeza eu vou adquirir uma encharpe estampada, pois também acho mais a minha cara. Apesar de pensar sinceramente em um casaco, só comprarei se achar algo que valha muito a pena. Não é o tipo de coisa que se compra no impulso. Bjs e Feliz Páscoa pra vc também.

Anônimo disse...

Realmente o termo "bichismo" é muito bom! Estou desejando um cachecol/echarpe com esse clima, acho mais fácil para combinar com outras estampas e tecidos!

Li Mallet disse...

eu sou tarada por bichismo :(
tô super louca por uma ankle boot de oncinha e já tenho minha echarpe que é uma peça coringa pra dar destaque a qualquer look simplesinho xD
adorei seu blog, to seguindo :*

liduh disse...

Oi Sil!
Gostei do termo "bichismo":) Vc mostrou tantas fotos bacanas, adorei! Eu até gosto dessas estampas mas não tenho nada ainda;)
Beijos e boa semana pra vc!

It Guéls disse...

hauhauhauhauhauha
amiga, uma vez usei essa imagem da Paris toda trabalhada na estampa como exemplo de cafinice......
adorei as imagens,flor!!!!
Deixa eu t perguntar, vc é de SP?

bjuuuuuu!

Sil Nascimento disse...

Anna, sintonia mesmo! Fiz o post depois de comentar sobre isso com meu marido no feriado! E amo essa volta, pois de muitas das "modas" que voltaram, estampa animal é uma das que mais me agradam. Bj
Camila, nem me fale, com o clima de hoje, e essa sensação de pós feriado, um belo lenço ou encharpe trabalhado no bichismo (adoro) ia melhorar minha segundona. Bjs
Li, fui lá conhecer o seu e de cara já vi uma foto de uma ankle boot vermelha de arrasar. Amei e também estou seguindo. E fica feliz, vc já tem algo da estampa, a maioria de nós ainda está suspirando. Use bastante sua encharpe. Bjs
Oi Liduh, excelente semana pra vc também! O termo é demais né? Acho que a Jana Rosa inventou, e agora adotei o uso..rs Eu também não tenho nada nessa estampa. Já tive muita coisa, até casaco, mas fui me desfazendo, agora eu estou querendo pelo menos a encharpe. Fica a dica: levanta o astral e dá outra cara pra qualquer look.
It, mas Paris só surpreende quando está ok, não é mesmo? Acho aquela foto bem típica, a cara dos modelitos que ela circula por ai, e nós temos de tomar cuidado para não seguir o exemplo..rs Que bom que gostou. Sim, eu moro em SP. Bjs!

Futilidade Inteligente disse...

não sei se foi meu comentário...
foi?

Futilidade Inteligente disse...

oiii gosto muito dos acessorios de bichos, acho charmoso. e no inverno fica ainda mais legal !
bjão

Sissi | www.commode.com.br disse...

Eu tenho e uso mtooo um cardigan de oncinha....

Mas adoro mesmo scarf! Acho lindo looks como o que vc postou da menina segurando o copo.

Bjocasss

Sil Nascimento disse...

Ma, como o tempo mudou aqui em SP eu hj acordei sentindo falta de uma encharpe de oncinha, com certeza, alegraria minha segunda de volta de feriado, que com essa chuva e frio foi beeem preguiçosa..rs Bjs, e quanto a demora na visualização do comentário é porque depende da minha aprovação. Pode até ser chato, mas evita que importunem a mim e a quem posta aqui..rs...até hj não precisei recusar nenhum, mas sei de gente que já passou por saia justa.
Sissi, ano passado eu vi um cardigan assim e até hj me arrependo de não ter comprado. Eu também amo o look dessa foto. Não sou muito criativa na hora de usar, mas no dollscloset.blogspot.com tem um post mostrando várias formas de usar. Bjs

Renata Nogueira disse...

Oi Sil, eu tb adoro um bichismo! Tem que tomr cuidado pra não ficar mto caricati, mas sabendo usar é maravilhoso e dá um charme na montação! Bjs!

Sil Nascimento disse...

Re, estou esperando post sobre o Rio!! Então, estampa animal é linda, mas se não souber usar, fica parecendo a Paris Hilton..rs Acho lindo o jeito como a Giovanna Battaglia usou a meia com sandália, mas eu não usaria, muito difícil. Bjs

kellina disse...

brilliant post! i love all of the visual references that you chose. i love the name of your blog too. thank you for linking to me, i have linked to you as well.

Paula Freitas - Blog TodaBeleza disse...

Olá, adorei o post e concordo com muitas opiniões aqui. O toquezinho de charme que o bichismo traz para as roupas mais tradicionais, não faz mal a ninguém, né?

Amei o blog.

Bjux,
Paula

Sil Nascimento disse...

Kellina, are you kidding?!? I love your blog and I want to be a Roitfeld too! Thanks for the visit, I'm so happy with your words. XOXOX
Paula, é isso ai, o bichismo atende a todos os estilos, desde os mais sérios e tradicionais até os mais abusados. Gostei do seu post sobre como usar lenços! Vou acompanhar por lá e pelo twitter. Bjs

Clara Campelo disse...

wow! adoro bichismo!
e como q eu nao conhecia seu blog ainda? :]
gostei muito. ja quero voltar.

;* bjos

Sil Nascimento disse...

Clara, como é que eu não conhecia o seu?! To aqui, passada e amando tudo. Uma zebra pra lá de descolada do Acre! Gente, que é isso!? To seguindo.

Clara Campelo disse...

uHSUshu Obrigada, querida! já te add aos meus favoritos tbm! ;]

Clara Campelo disse...

Sil, me sinto lisongeada com seus elogios.
Relamente aqui no Acre as pessoas não ligam muito para moda e muitos na verdade vêem o meu jeito como algo absurdo, como se eu quisesse chamar atenção. Riem de algumas coisas, criticam muito. Mas eu entendo que ninguém é brigado a gostar e respeito.
Eu não conheço São Paulo. Mas pretendo fazer uma parada por ai em breve para fazer uma especialização e quem sabe ja emendar um mestrado. uhuh
Espero manter o contato. Vc é muito simpática! :]
;*

Sil Nascimento disse...

Clara, pense no seguinte, a maioria das pessoas tendem a rejeitar/criticar aquilo que não entendem, as vezes não é nem por mal. Mas, é isso ai, foca no que vc gosta e segue em frente. Quando vir aqui com certeza vamos nos conhecer, enquanto isso, manteremos contato por aqui ou pelo twitter, ok? Bjs e vc também é muito simpática.

It Guéls disse...

Ai amyga, é bem verdade isso....a Julia é bem das nossas mesmo.....lembro quando ela tinha uns 20 e poucos e já era td doidinha....oq era raro pra época.......
hhihihihihihhi
bjus,flower............!!!!
;*

Anônimo disse...

Eu não consigo gostar..
Tirando algumas excessões, um casaco com um look nude, ou alguns detalhes eu não uso jamais.
Não tenho nada no meu guarda-roupa e dificilmente gosto dos looks..
Acho que sou traumatizada pelo lado "chulo" dessa moda, hahahaha

Sil Nascimento disse...

It, é das nossas mesmo. Seu blog está cada dia melhor, tenho dado boas risadas. Bjs
Monica, abra essa cabeça menina! Rs.. concordo com vc, que as vezes a gente vê algo tão mal usado, ou por tantas pessoas (na minha terra a gente chama de carne de vaca, quando todo mundo está usando), que não se anima muito. Mas, tente algo de bem de leve, e acho que vc não vai se arrepender. Bjs

Anônimo disse...

OI, Sil. Eu não tenho nada com estampa de animais, acredita? E não é por preconceito, porque acho que é o tipo de coisa que, usada com sabedoria, dá um resultado bem legal. Para mim, é impossível não pensar automaticamente na minha prima mais velha quando vejo essas estampas, porque ela é louca por elas, tem um monte de roupas e de acessórios, e até a decoração da casa dela tem muitos detalhes todos trabalhados no bichismo. Mas ela faz um uso nada over, por isso as minhas referências são positivas, e ainda assim nunca me arrisquei. O visual da Bataglia com a meia-calça + sapato de oncinha ficou demais, adorei.
Ah, desculpa que eu esteja deixando todos os meus comentários de uma vez, mas eu tenho que aproveitar que estou num computador que me permite fazer comentários. O computador que uso quase sempre não me deixa comentar nos blogs com o mesmo sistema de comentários que o seu, é uma chatice!
Beijos!

Sil Nascimento disse...

DeChanel e eu também andei verificando em meu armário e também não tenho quase nada de oncinha, e olha que eu gosto..rs Vc tem uma prima e eu uma amiga mais velha que sempre foi referencia pra mim em bichismo com elegância. Também amo a foto da Giovanna.
E, não se desculpe, pode comentar o quanto quiser e tudo de uma vez. Amo receber comentários seus. Bjs