domingo, 4 de outubro de 2009

Ana Clara Garmendia - A Jornalista de Moda


Eu morei em Curitiba - PR por 7 anos e, apesar de já naquela época gostar e ler bastante sobre moda, só vim a conhecer o trabalho de Ana Clara em São Paulo.
Um belo dia, durante minha leitura diária de blogs e sites, um comentário sobre o blog dela me chamou atenção e voilá... na hora eu me identifiquei com a forma que ela escreve.
No blog dela você descobre que ela é gaucha, formada pela PUC de lá, mas, que começou profissionalmente no Paraná.
O blog, que leva o nome Ana Clara Garmendia - Moda Paris, ela criou em setembro de 2006, e é totalmente independente.
Em um post que ela faz para comemorar os 3 anos de existencia, explica que nos primeiros posts as fotos eram tiradas com uma máquina de bolso, e que, mesmo desempregada, vendeu casa, carro, para comprar equipamentos e tocar seu projeto.
Também conta que fez muita matéria como colaboradora, sem remuneração.
Sabe aquelas histórias em que a pessoa acredita naquilo que faz e no que quer e corre atras?
Então, a dela é assim.
Hoje, ela mora em Paris (ou passa longas temporadas como fala), é credenciada a Camara Francesa de Moda e acompanha os desfiles os desfiles de alta costura e pret-à-porter feminino e masculino de lá, sendo a única jornalista do sul do Brasil a fazer essa cobertura ineterruptamente.
Hoje, ela é remunerada...rs.. há 02 anos tem uma coluna "Agora é Moda", publicada no caderno Viver Bem, no jornal Gazeta do Povo do Paraná.
Tá, mas exatamente o que faz ela diferente?
Conforme você vai lendo e acompanhando, vai descobrindo um mundo novo, que não diz respeito apenas aquilo que se está usando nas ruas de Paris, mas, também aprende um pouco mais sobre as marcas importantes, tem notícias fresquinhas do mercado, além das impressões sobre o que é desfilado e o que aparece nas revistas.
Como se trata de um blog, os comentários são pessoais, não fica aquela coisa pasteurizada.
Ela também fala do que "vai pegar", e ai, eu ia lendo, as vezes concordava, as vezes não gostava, mas tudo bem... passava um tempo via a foto de celebs ou gente importante da moda usando aquilo que ela tinha dito, e na hora eu lembrava.
Com o passar dos tempos, eu criei uma pasta com o nome dela, na qual anoto o que ela disse que viu usando ou que vai pegar... e funciona.
Nos próximos posts, vou contar sobre o que ultimamente ela disse que tá pegando e fotos interessantes que ela tirou.

Um comentário:

Renata Nogueira disse...

Oi Sil! Adoro o blog dela! E o tanto que ela é phyna e recebe os convites dos desfiles??!! Luxo total! Bjs!