segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sandalias - Quem vai se amarrar?

A idéia do post surgiu de uma conversa com meu marido.
Ele folheou uma das minhas revistas, comentamos da masculinade que Gianecchini transborda... e ele me perguntou se eu não escreveria aqui sobre essa nova coleção da Arezzo.

Assim, comecei a reparar mais atentamente nas fotos e nas sandálias.

Tiras subindo pelas pernas?!

Lembrei das antigas sandálias by Carla Perez e Globeleza.
Se você não tem esse trauma de adolescencia (infancia), e não consegue se lembrar, vai ficar na vontade, pois não consegui encontrar imagens.
Desta vez, o Google me deixou na mão! O próprio site da baiana (sim, até isso eu fiz), apesar de informar da existência da tal sandália, não apresenta fotos.
Eu me pergunto se a Grendene mandou retirar toda e qualquer referencia a essa fase obscura.

Mas, voltando à nova coleção da Arezzo, logo me veio a mente o antigo conselho dado por toda revista de moda e mãe bem intencionada: se você tem pouca estatura (para não dizer, baixinha), ou se tem pernas grossas, evite tiras que sobem pelas pernas.
Realmente, não funcionam na vida real.

Mas, a Arezzo também oferece opções com tiras curtas, melhor dizendo, até o tornozelo.
Depois, comecei a reparar nas demais campanhas, e qualquer pessoa que leia no mínimo uma revista de moda nacional, sabe a quantidade de anuncios de sapatos e sandálias que uma única revista pode trazer, fora os editoriais.
É um festival de clogs, mas tiras?! Algumas tímidas, até o tornozelo, você pode até encontrar, mas somente as da Arezzo sobem pelas pernas.
Depois, pensei nas marcas internacionais que apresentaram esse modelo.

Claro, tinha de ser ele! Karl Lagerfeld que ressuscitou as tais clogs, resolveu trazer na coleção Chanel Resort 2011, o que eles chamam de knee high gladiator sandals.

Faça igual a moça acima, que usa uma autentica Chanel, e enquanto todo mundo por aqui está usando clogs, desenterre sua gladiadora do armário e volte a usar.
Mas, vamos falar sobre tiras e sandálias que sobem pelas pernas.

Algumas realmente lembram sandálias de passista de escola de samba, mesmo sendo criações de designers famosos.
Na foto acima, a sandália dourada é do italiano Bruno Frisoni, que já criou sapatos e acessórios para Karl Lagerfeld, Yves Saint Laurent, Emanuel Ungaro, Christian Lacroix e Lavin.
A sandália do meio é do britânico Jonathan Kelsey, que também desenha sapatos para Mulberry.
E a verde, do conhecido Christian Louboutin.

Sandálias com tiras de amarrar? A azul de renda e fita de cetim é do espanhol Manolo Blahnik e a preta estampada de Brian Atwood, novo queridinho internacional, que começou a carreira como modelo, descoberto por Gianni Versace.

Sandálias de tiras até o tornozelo são mais comuns e não tão difíceis de usar.
Acima, a branca é Dolce & Gabbana e a vermelha Jimmy Choo, mas se parecem com muitas que estão por ai, não é mesmo?
Ok, mas se as tiras sempre estiveram entre nós, o que surgiu de novo?

Tiras de tecido leve estão fazendo sucesso lá fora.

Tiras de tecido colorido e cores fortes também.
Lembrando que, quem já tentou usar sandália de tiras sabe que amarrá-las próximo ao tornozelo é a maneira mais adequada de segurar o visual.
Esqueça a imagem da campanha da Arezzo.
Sim, elas tendem a cair, caso você insista em amarra-las até próximo aos joelhos, e se você tentar amarrar muito forte, corre o risco da sua perna gangrenar ou ainda, parecer um pedaço de salame de cantina italiana.

Para quem não pretende se arriscar muito, alguns modelos mais fáceis de achar e usar.

Mesmo para quem não curte salto alto as tiras aparecem.

Gladiadoras e tiras rasteiras combinam com clima quente.
Nada muito dificil, não é mesmo?

Carine Roitfeld, que realmente entende de moda, há muito tempo tem uma sandália preferida, Azzedine Alaia, que usa nas mais diversas ocasiões e sim, ela é de tiras e sobem, um pouco, pelas pernas.

Aqui, a mesma sandália usada com calça. Note que o modelo é diferente, fechado nas laterais e totalmente trançada.

Existem outros modelos de sandália assim, não necessariamente Alaia.

Sinceramente, a criação de Azzedine Alaia, apesar de não ser uma novidade, é meu modelo preferido, assim como os modelos do mesmo tipo de inspiração.
Agora, a minha pergunta é: a Arezzo resolveu ir na contramão da maioria, e lançar algo diferente das demais marcas nacionais, ou está sendo mais rápida e antecipando as tendências de fora?

40 comentários:

Adriana Alencar disse...

As de tiras que sobem pela perna eu não usaria, pois me passam a impressão de cairem a qualquer momento, mas as que simplesmente amarram no tornozelo são interessantes. Um abraço, Adri
adrialencar.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Sil!
Eu não gosto dessas sandálias de tiras, acho incômodo... não uso mesmo;)
Beijos e bom feriado pra vc!

Sil Nascimento disse...

Adriana, realmente, tiras que sobem pela perna nunca param no lugar. Até pela minha altura, também prefiro as que vão até o tornozelo. Bjs
Liduh, eu gosto de algumas sandálias de tiras. De qualquer forma, elas não são boa companhia para momentos em que se caminha muito ou numa festa muito agitada, os pés acabam inchados e marcados pelas tiras. Bjs

Brenda Tavares disse...

Aqui entra verão sai verão as tiras em tecido com aqueles saltos de cortiça estão sempre na moda, mudam só as estampas e cores. Odeio!
As tiras que sobem pelas pernas outro dia sairam na pesquisa de uma revista italiana sobre os 10 maiores erros que as mulheres cometem ao se vestir que não agradam aos homens, e lá estavam elas, as tiras e gladiadoras, juntamente com franjas, macacão, passadeira de flor no cabelo e outros que agora não lembro...
agora ver o Giani na campanha compensa, e até que aquelas que acabam na canela da pra usar.

Elizabete disse...

Tenho uma sandália de tiras e adivinha donde? Da Arezzo rs. Se pensa que é da coleção de agora, ledo engano, é de uns 7 ou 8 anos atrás, que comprei num bazar da Meia Sola (multi marcas de Fortaleza, que tb vende Arezzo).

Quanto à pergunta, que tal as duas coisas ao mesmo tempo? Fugindo um pouco do lugar comum e antecipando algo que jaá esteve por ai, né?

Bisous.

Raquel disse...

Sil, na realidade eu realmente acho que eles não tem mais o que inventar!
Sério, dá uma olhada nas coleções verão ou mesmo já antecipando, as de inverno lá fora, que logo começam a pipocar por aqui... é TUDO repaginado, gente!
Rendas? Que novidade, não? Anos 50 e 60? Militarismo?
E agora sandália de tiras? Não dá, né?
E sério, tenho 1,58 de altura, você realmente acha que vou usar uma sandália que as tiras vão até o meu joelho? Bem Carla Perez style MESMO!
As gladiadoras rasteiras ainda vai, mas como você disse, nada demais...
Pouca coisa anda destacando em meio a esse bombardeio, né? Por isso eu opto mesmo pelo básico e clássico!

Deborah Prates disse...

Adorei o post! Eu não gosto das tiras e fitas subindo pelas pernas... Muito editorial pra segurar no dia a dia... Mas adoro tiras no tornozelo seja nas rasteirinhas ou nos saltos mais altos (que deixam as pernas lindas). Desta campanha da Arezzo as bolsas em cores fortes estão lindas. Agora as tiras, somadas a magreza da Mariana e esse topete suspeito do Giane afff! Um susto!

pat camargo disse...

Nāo posso deixar de lembrar das minhas fantasias de deusa grega que usava nos bailes infantis.
E sim, eu usei Melissa de plastico que amarrava ate quase o joelho.
Pronto falei e assumi! Hahaha

Sil Nascimento disse...

Brenda, sei do que você está falando, essas sandálias realmente não saem de moda. Acredito que sandália de amarrar até o joelho dificilmente agrada um homem. A não ser que se tenha mais de 1m de pernas finas, não é mesmo? Bjs
Eliza, concordo com você, acho que eles sairam bem na frente das demais, mas, ao mesmo tempo, sei que uma marca to tamanho da Arezzo tem toda uma programação para lançar uma coleção. Então, achei tudo bem rápido, sabe? Bjs
Raquel, eu tenho uns post antigos falando sobre essa questão de clássicos, pois, quanto mais relançam modas de outras épocas, mais os clássicos me agradam. Bjs
Lu e Cris, eu também gostei mais das bolsas do que das sandálias. E o topete do Giane, na verdade é a coisa que mais chama atenção na campanha...rs Bjs
Pat, certas coisas a gente tem a desculpa de ser criança/adolescente para ter feito. A sua sorte é que você é alta, e imagino quando criança também era grande, agora imagina eu? Ainda bem que isso passou tão rápido, e a Grendene sumiu com todas as fotos. Bjs

Evelyne V. Nami disse...

Oi, eu ñ sou nada fã dessas sandálias de tiras q sobem pelas pernas.
Adorei a vermelha Jimmy Choo!!!!!
Gostei muito do seu post e do blog e já estou seguindo!!!!
Super bjos

Tati disse...

Adoro essas amarrações!!! Lindo lindo lindo...
beijos Sil..
Tati
www.phinerrima.blogspot.com

Betty Gaeta disse...

Sandálias de amarrar são terríveis! Doem nos pés, ou apertam, ou ficam frouxas. Eu não acho feias, acho torturantes!
Bjkas e uma ótima quarta-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Renata Nogueira disse...

Nossa Sil, acho que essa moda não me pega... no máximo uma tirinha no tornozelo...pernocas grossas, amiga! Bjs!

Fá/gavetinhadeluxo disse...

Sil, assim, eu não curto tiras desse tipo que a Arezzo lançou.

Quando vi a campanha a primeira coisa que pensei foi...nossaaa eles erraram feio!

Sei lá...pode ser que daqui há 2 meses isso esteja bombando, mas euzinha tô fora...rsrrsrs...

Beijos!!!

Alee Rocha disse...

Ah tá, esse post não é pra mim(1,53 mt e o peso eu não conto.

Mas não vou embora antes de assumir que já usei sandálias de amarrar. No meu caso é porque o cachorro(como sempre) comeu umas das tiras de uma sandalia que eu gostava. Aí, como eu sou muito inventiva(acho que acabo de inventar essa palavra tb)substituí por fitas de cetim e deu super certo. Não era de subir pela perna, era apenas pra segurar a sandalia no tornozelo.

E Sil, agora vc tá comprando carne de carneiro pro Walker, né? Ou pelo menos ração premium sabor carneiro?

Mi Satake disse...

É Sil, eu, mesmo tendo pernas longas, não usaria tiras. Acho fio e incomodo.
Prefiro as baixas. Procuro ousar mais nas cores.

Amei o post.
TAva com saudade!
Vai me ver tá?
Adoro seus comments.
Bju

Sofia disse...

Ui, ui, ui. Odiei quase td a coleção da Arezzo (tiras + fluo??). Karl Lagerfeld, já n gosto dele, e se merecia um murro pelos clogs, agora merece dois por essas tiras até o joelho. Da Globeleza eu lembro, mas n lembrava da Carla Perez usando as tais tiras!
Esses últimos modelos, que são mais pra abotinados que pra sandálias, são bonitos, e as tiras devem acabar no tornozelo!
@sofiawrv

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Sil, volteiiiiiiiiiiiiiiii, Sil eu adorei uma da Schutz, Azzedine inspired hahahaha, não tinha meu número, estou a procura hahahaha, bjs, Va.

Nayara disse...

Eu não gosto de tiras! :(
Infelizmente, porque quando as gladiadoras estavam bombando eu comprei uma pra ficar na "tendência" com o mínimo de tirinhas possíveis! hahahaha
Por isso acabei não me encantando muito com essas sandálias novas da arezzo! :(

Sil Nascimento disse...

Evelyne que bom que gostou do post e do blog! Se você também tiver, passe para mim o seu endereço! Bjs
Tati, eu gosto principalmente do modelo da ultima sandália que mostrei. Bjs
Betty, nada pior do que tiras cortando os pés e pernas, não é mesmo? Além de torturantes, o visual é horrível. Bjs
Re, eu sofro do mesmo mal..rs passando do tornozelo para mim, não rola. Bjs
Fá, eu pensei a mesma coisa! Mas, quando lembrei do desfile da Chanel e vi fotos de street style, lembrei que Karl Lagerfeld fez a mesma coisa coisa com as clogs. Bjs
Alee, inventiva você é mesmo, não esqueço o seu all star! Quanto ao Walker, ele come a super premium mais em conta, pois ele é uma draga. Agora, vai comer da Pedigree, que lançou uma super premium, e como a propaganda diz que eles doam para instituições de cuidam de animais carentes, vou averiguar e se for real, só vou comprar deles. E os carneirinhos que continuem em paz. Bjs
Mi, você realmente poderia usar e abusar, mas vai do gosto, não é mesmo? Pode deixar, vou lá no blog e comentar, com certeza! Bjs
Sofia, eu até hoje implico com o Karl por fazer o mundo voltar a amar as clogs,rs.. Lembrou da Globeleza? Trash total! by Carla Perez também tinha, logo que É o Tchan era sucesso. Bjs
Va, valeu pela dica! Eu também gosto do modelo Azzedine, vou procurar. Bjs
Nayara, acho que por aqui, nós ainda não superamos a invasão de gladiadoras de 2007 e 2008, também acho muito recente para voltar, mas vamos ficar de olho.. na Arezzo já surgiu. Bjs

Karina Catellan disse...

Adorei o post Sil. Não sou nada fã de sanália de tiras, não favorece em nada minha altura e peso, então evito. Confesso que apenas dois modelos eu gostei, e foram esses últimos com tiras no tornozelo. Na minha opinião, a Arezzo está antecipando as coisas, porque clogs ninguém aguenta mais ver... e as piriguetes de plantão, quando virem essas sandálias com tiras, vão se jogar com tudo, você não concorda? Beijos!!

Evelyne V. Nami disse...

Oi Sil, aqui vai o endereço do meu blog:


http://i-likemovies.blogspot.com/

Ficarei muito feliz com sua visita!!!!
Super bjos

Karol Verri disse...

Também não sou fã dessas sabdálias a la Crla Perez.
Muito bom esse post.
Bjs
http://antenadasefashionistas.blogspot.com

Annina Barbosa disse...

Pra quem tem canela grossa como eu, nem rola!

Nem mesmo um oxford, snif, snif!

Beijos!

lahti shirley disse...

a moda se repete! a moda vai e vem. é fato!

bjs

Anônimo disse...

Com certeza, a Arezzo deverá distribuir gratuitamente as sandálias para as passistas se não quiser aborrotar seus estoques.
Além de bem breguinhas não combinam com quase nada e, ainda por cima, são carésimas...
Minha amiga, desta vez eles deram um tiro no pé.

Sil Nascimento disse...

Kat, concordo sim! Só fico pensando no modelito que usarão com essas sandálias. Serão os microshorts? Beijos
Karol, que bom que gostou do post! Dificil achar quem goste das sandalias com tiras que sobem pela perna, não é? Beijos
Annina, nunca tinha pensado nessa problematica também com oxford! Eu ainda não aderi, mas vou começar a reparar nessa questão: grossura de canela. Beijos
Lahti essa é a questão, repetição. Mas, parece que antes havia uma pausa maior entre o vai e vem de uma modinha, não acha? Beijos
Anonimo, eu ri com a idéia do patrocinio da Arezzo nas escolas de samba! Mas, sabe eu me pergunto se eles antecipassem a tendencia das clogs, que hoje estão em todas as marcas... será que não causariam a mesma reação? Do tipo: isso não pega! Porém, eu prefiro ver um exercito de clogs nas ruas, e as tiras até o joelho na Sapucaí. Beijos

LineCastry disse...

Adoro a Arezzo, mas concordo com vc que foi um pouco demais tantas sandálias com mega tiras, quando vi a campanha pensei na hora, nem.... To fora... Muito difícil de usar, pelo menos para mim, tenha sandálias trançadas, mas não passa do tornozelo. Adorei o seu blog! Demais, também tenho um, quando puder da uma olhadinha lá http://linecastry.blogspot.com/, se quiser, siga! Já estou seguindo o seu. Mil bjsssssssssss

Sil Nascimento disse...

Line, assim que vi eu também pensei, estou fora. E continuo pensando assim..rs Que bom que gostou do blog. Bjs

Bruna disse...

As sandalias de tiras estam com tudo...

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Sil, saudades de vc!!!!Sil, acho que só venho aqui para elogiar seus posts, uma aula, um primor, parabéns!!!Sil eu já usei sandálias amarradas, hoje não mais, eu como vc adoro esta Azzedine Alaia, inclusive a schutz fez uma "inspired" que estou de olho, acho mais usáveis, bjs, Va.

Narda disse...

Olha, essa moda de amarrar por toda a perna eu não curto. Acho que nunca usaria.
Mas as que vão até o tornozelo, ok. Tem umas até que eu acho fofas. hehehe
Beijocas!
(To te seguindo agora por aqui tambem).

Jeferson Cardoso disse...

Olá, Sil! Venho lhe convidar para ler “É Primavera” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com . É possível fazer poesia com um velho, urubus e uma carcaça podre? Eu tentei, agora estou pedindo quantas opiniões for possível. Grande abraço e obrigado antecipado!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

mood.board disse...

Sil querida, tudo bem?!
Olha, a campanha da Arezzo, sendo bem sincera, eu só achei legal mesmo as cores, as sandálias não são do meu agrado.
Também não sou muito fã de sandálias com tiras que sobem nas pernas...pois sou muito baixinha.
Lembro que eu usei uma rasteirinha estilo gladeador e fiquei muito feia. kkk

Mais eu acho as rasteirinhas lindérrimas,(nas outras pessoas)!!
Beijos

Acontecendo em Roma disse...

Uma vez eu tava com uma amiga numa loja de sapatos de Milão e lá tava ela...a dona da Arezzo comprando uns 20 pares pra copiar rsrsrs...

Gostei mto de ALAIA, super glam!
Outro dia vi da mesma marca um pouco mais fechado era lindissimo!

Ótimo post,
beijos

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Sil, passei para deixar um beijo, Va.

Sil Nascimento disse...

Bruna, as tiras estão com tudo mesmo, mas eu prefiro como as dos ultimas fotos do post. As da Arezzo não me agradam. Beijos
Va, também sou louca por essa Azzedine Alaia, e quero experimentar essa inspired. Beijos
Narda, eu estou com você! Se for sandalia de tiras até o tornozelo, eu gosto bastante, agora, essas que sobem demais, como as da Arezzo, eu não curto. Beijos
Jefh vou lá conferir. Obrigada pela visita!
Alê, que bom receber um comentário seu! A campanha da Arezzo também não me agrada, esta semana vi novas fotos e parece que as sandálias são ainda mais feias, com tiras muito grossas. Rasteirinha sem tiras que subam muito, eu gosto. Beijos
Ester, não tem jeito né? Todo mundo busca "inspiração" nos grandes nomes e centros de moda. Essas sandálias Azzedine Alaia são meu sonho de consumo! Beijos
Vá, beijos para você também. Fofa demais!

Alessandro disse...

a parte da masculinidade do gianne foi ironia, né? rsrsrs

Unknown disse...

Olá...

Gostaria muito de saber de qual marca é a sandália: Azul de renda e fita de cetim, a do espanhol Manolo Blahnik???

Sei que ele criou, mas onde acho para vender???

Sil Nascimento disse...

Carolina, a marca é mesmo Manolo Blahnik. No Brasil, acho que vende na Daslu. Mas, você pode verificar no site www.manoloblahnik.com onde é mais fácil encontrar. Bjs