domingo, 11 de julho de 2010

Rendas e Transparências

Dificil uma mulher que não goste de renda.
Rendas são versáteis, podem incrementar desde um vestido de noiva até um visual rocker.
As transparências muitas vezes são associadas a um visual mais sexy, mas, hoje em dia, com as sobreposições, por exemplo, cada vez mais também permitem variações.
Mas, isso você já está cansada de saber, aprendeu com o tempo a usar com moderação, e tem visto várias matérias, posts, sobre o assunto.
Qual a novidade?
Veja a foto abaixo.

O combo: body de renda + vestido transparente, antigamente era traduzido em camisola sexy, ou mesmo, coisa de editorial de revista.
Mas, os tempos mudaram, e eu acho que a culpa recai, principalmente, sobre os italianos Dolce & Gabbanna.
O mesmo vestido da marca italiana, usado com capa por Carine Roitfeld, editora da Vogue francesa, usado com casaqueto por Madonna, só com body por Dita Von Teese, e no visual ainda mais ousado, com calcinha e sutiã por Lady Gaga.
Ai, você torce o nariz, perdoa a Carine e conclui que as demais sempre gostam de chamar atenção e chocar.
Mas, não parou por ai...
A mais fashionista das editoras de moda, Anna Dello Russo, já apareceu com dois modelitos assim.
Mas, como a mesma diz em seu site, ela não quer ser cool, quer ser fashion.
Então, ela ousa sempre, você concorde ou não com suas escolhas.
Dita Von Teese resolveu aparecer com outro vestido da marca italiana, também com rendas e franjas, mas usou de forma mais comportada, como estamos acostumadas. Já Penélope Cruz, com o mesmo vestido, optou pelo visual ousado.

Ai, Britney Speers também resolveu usar Dolce & Gabbanna... e você começa a se preocupar.

Eu não posso dizer que apenas Dolce & Gabbanna apostaram em rendas e trasparências, o vestido da cantora Ciara segue o mesmo conceito, porém é da maison Givenchy.
Saindo um pouco dos red carpets...

A tenista Venus Williams durante o torneio em Roland Garros, deste ano, aproveitou que estava em Paris, cidade fashionista, e levou as quadras renda e transparências

E de repente, começo a ver fotos de transparências durante o dia, usadas assim, com shorts curto.

Mas, não apenas na parte debaixo elas aparecem sem..vamos chamar assim.. forro.
Algo que há tempos não via, Janet Jackson tratou de trazer de volta.
Eu achei o vestido muito bonito, mas na minha opinião ficaria mais elegante se não aparecesse o sutiã.
Mas, antes aparecer um sutiã do que um pedaço dos seios, como aconteceu com a Christina Ricci.
Acredito que a proposta do vestido, que eu particularmente achei muito cheio de informação, era que a transparência da renda ficasse na região do abdomem, mas algo saiu errado, e a impressão que ficou é que os seios apareceram por força da gravidade.

Diane Kruger em uma versão um pouco mais comportada, mas nem tanto, como se vê na foto que ela está de lado.
Precisava? Funciona na vida real?
Eu acho que não precisava, e que não funciona, pois não consigo pensar em um lugar, ou evento, onde você possa ir de vestido de renda transparente, só com um body por baixo sem causar verdadeira comoção...

E renda transparente assim, só na lateral e lugares estratégicos? Acho bonito.

Porém, exige cuidados.
No caso da cantora Kelly Rowland, como se vê na foto do detalhe do vestido, a calcinha aparece onde não deveria.
Esse tipo de detalhe não combina com pedaço de calcinha aparecendo, deve ser usado como fez Julia Restoin-Roitfeld, filha da Carine .
Se até agora, você gostou do resultado das transparências que apresentei, a foto acima é para comprovar que não é fácil não.
E para provar que não é só no Brasil que é dificil ver algo assim, a foto acima é da americana Julie Atlas Muz no Festival de Cannes deste ano.
Se dói ver na foto, imagina pessoalmente.
Mas, não dá para usar renda e transparência então?
Claro que é possível usar de forma elegante sim.

Pode ser de uma forma bem suave para diminuir o impacto do decotão, como usou a atriz Willa Holland.

Vestido de renda escura com fundo claro, como esse da Sabrina Sato, sempre fica lindo.
Mas será que o efeito chique seria o mesmo se ao invés do fundo claro, ela usasse apenas a renda com um body? Duvido.

A atriz Nikki Reed ousou na transparência, mas os detalhes com penas e os bordados chamam mais a atenção e tornam tudo mais leve, achei bonito.

A francesa Marion Cotillard em mais um exemplo de como renda escura com fundo claro fica chiquérrimo.
Para terminar, dois modelos, um de transparência e outro de renda, que eu acho muito bonito.

Mariana Ximenes em um modelito maravilhoso e nada dificil de copiar.

E Olivia Palermo com um vestido de renda cheio de bossa (acho tão bonitinho falar isso..rs..).
Então, a questão: é possível ser fashionista ao extremo e trazer para vida real a proposta dos estilistas, por mais que você não seja editora da Vogue (seja da francesa ou japonesa), cantora ou atriz famosa? Tem coisa que não funciona nem em red carpet?
E mais: se você encontrar uma mulher usando o combo: vestido de renda + body, você dirá: nossa, essa é antenada, super seguindo Dolce & Gabbanna, ou, dirá que que a moça é amiga da Rita Cadilac?

30 comentários:

Anônimo disse...

sabe, eu particularmente gostei quando vi no blog da anna dello russo. Mas tem que ter cuidado, mito cuidado. É muito fácil ficar feio e vulgar.

Paola disse...

Eu acho bem vulgar. So da pra encarar se for fantasia de trabalho ( de cantoras, por ex). Pq na vida real, eh bem complicado. Acho feio, bem feio! Bjssssssssssssssssss

Sil Nascimento disse...

Teddy, o look todo preto da Anna Dello Russo, quando eu vi, também gostei, mas esse preto com vermelho eu não curti. Agora, ela é fashionista por profissião e vocação, para a vida real não acho que role.
Paola, é bem complicado mesmo: vestido de renda com body na vida real cai na vulgaridade facilmente. Bjs e boas férias

Anônimo disse...

Sil também não sou muito fã desse modelo usado sem digamos " nada " por baixo, acho que ficaria muito mais sensual com o da Sabrina por exemplo que só insinua!!!bjss

Mi Satake disse...

Ah acho que o uso de rendas e transparencias usados acertadamente, no grau correto de...digamos ousadia, fica muito lindo!
Eu amo renda!

Bjão Sil

Ah queria ousar rs te pedir uma materia sobre ankleboots, na verdade nao vi teu blog todo, não sei se vc já fez, com dicas das melhores marcas, combinações, cores, claro tudo isso com teu aval, fica muito melhor!!!

Karina Catellan disse...

Sil, amei o post!!! Acho que renda e transparência tem que ser usadas com muitíssimo cuidado porque senão fica vulgar demais ao invés de fashion e bonito. Adorei o vestido da Sabrina Sato, lindo e sem ser vulgar. Beijos!

Sil Nascimento disse...

Mica, também acho o modelo usado pela Sabrina muito mais sexy, sem deixar de ser elegante. Bjs
Mi, o ideal é aprender a dosar esse grau de ousadia, mas eu também amo renda e acho possível usar sempre, basta ter bom senso. Anotadíssimo a questão das ankle boots, logo farei! Bjs
Kat, esse vestido da Sabrina é mesmo de apaixonar! Que bom que gostou! Bjs

Renata Nogueira disse...

Prefiro a renda e transparência quando usadas com moderação e de maneira mais sutil...o estilo Rita Cadilac é perigoso!!! E não é bom para o maoral...rsrs! Bjs, Sil!

Sil Nascimento disse...

Re, nem me fale!! Aquilo parece figurino dela do filme Carandiru, ou do documentário sobre a vida dela, mas, ela foi assim a uma festa. Não é bom meeeesmo. Bjs

Tati disse...

Olá Sil, adorei seu blog , super parabens!!!
Gostaria de convidar vc para visitar meu espaçinho virtual:
www.phinerrima.blogspot.com

Beijokas, já estou te seguindo!!
Tati

Sil Nascimento disse...

Tati, obrigada pela visita e elogios. Já estou seguindo o seu também. Bjs

Anônimo disse...

Eu acho que se tem uma coisa que é boa e todo mundo gosta é o bom senso. Não adianta querer sair por aí de body e renda que não vai rolar, chamaria atenção de qualquer ser humano, que por sua vez acharia ridículo e você passaria por louca, com razão. Sei lá, na minha humilde opinião, essas coisas não deviam passar da passarela, mas já que passam, que fiquem nos closets da Lady Gaga ou Dita von Teese, ou ainda qualquer outra que tenha a irreverência necessária pra segurar esse visual. Na vida real, acho que dá pra tirar o que tem de melhor nisso: a inspiração. Renda e transparência são lindas, principalmente se usadas dosadamente e com um boa dose de elegância. Eu amei o vestido da Sabrina Sato, por exemplo, embora seja justérrimo e tal, caprichou na tendência sem ficar vulgar. Enfim. É isso! Beijinhos Sil, ótimo o post.

Sil Nascimento disse...

Bruna, pois é, na verdade esse visual: body + vestido transparente eu não gostaria de ver nem sendo usado pelas extremamente fashionistas, como a Carine Roitfeld, Diane Kruger, Anna Dello Russo e assim por diante. Mas, o fato é que elas servem de inspiração e geralmente traduzem para vida real certas coisas que a gente só está acostumada a ver na passarela. Concordo com você, qualquer pessoa que saia seguindo essa "tendência" dificilmente receberá elogios, mesmo sendo um legítimo Dolce & Gabbanna. As chances de ser gongada como a Britney foi, quando apareceu usando, são grandes, independente se está com o corpitcho em dia. O da Sabrina está lindo mesmo, justérrimo, concordo, mas ela pode, e a gente também pode se inspirar numa versão não tão grudada. Amei o comentario. Bjs

Sil Nascimento disse...

Camila, não tem jeito a Anna é fashionista, vai usar o que quiser, a gente goste ou não, é da natureza dela. Agora, Sabrina e Olivia mandaram muuuito bem mesmo!
Va, para usar renda tem de ter bom senso, não é mesmo? Eu achei lindo o look da Diane, apesar de achar que não precisava ser tão transparente na parte de baixo, mas era red carpet e perto das outras estava até recatado, então está valendo. Bjs e obrigada.

Fá/gavetinhadeluxo disse...

Sil, eu curto trasparências e rendas!

Claro, que é preciso muito cuidado e bom senso como com todas as tendências!

Olivia Palermo é a minha preferida, vestido perfeito!

Bjusss!
Fá/gavetinhadeluxo

Anônimo disse...

Oi Sil!
Eu adoro as rendas e transparências... se forem usadas com cautela, pra não ficar vulgar, ficam lindas;)
Beijos!

Sil Nascimento disse...

Fa, já vi que na sua loja vamos ver peças lindas em renda! Até já comentei no seu post! Eu amo renda, tanto usar quando ver as mulheres usando, pena que nem todo mundo tem bom senso, não é mesmo? Eu também fiquei apaixonada por esse vestido da Olivia Palermo. Bjs
Liduh, eu acho que maioria das mulheres tem cautela sim, mas essa onda de famosas usando renda/transparencia sem muito pudor pode encorajar algumas a seguir exemplos que não funciona na vida real não é mesmo. Mas, eu amo rendas e pretendo usar bastante, com cautela sempre! Bjs

It Guéls disse...

Sil,
nunca fui mto fã de rendas e transparências.
Na verdade, morro de medo.
Confesso que modelitos como o da Sabrina Sato e da Olivia Palermo me agradam muito...a Olivia Wilde tb usou um vestido MARAVILHOSO de renda...(vale a pena conferir), mas só assim...
renda + transparência num look junto então....piorou.

E olha, vc caprichou na escolha das fotos, hein?!Parece seleção de it guéls.....medooooooooooooo!

ahauhuahahaahhaahuahau

Bjus, querida!!!!

Sil Nascimento disse...

It, você sabe que eu pensei nisso?! Que muita das fotos eram momento It Guels total! Vou procurar esse look da Wilde, que não estou lembrada. Bjs

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Sil, passei para deixar um beijo, Va.

Anônimo disse...

Diane Kruger é a elegância em pessoa!
Adoro rendas e transparências, mas toda tentativa fashion tem que ser acompanhada de bom senso, né?

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sabe que sou mto mais renda do que transparência? Mas gosto de renda branca, preta, cinza ou bege... Mesmo pra blusinhas!

Lembro de um vestido que vi na Emanuelle Junqueira de renda amarela. A idéia era ótima, mas par mim não r-o-l-a.

E Olivia? Fazer o quê? Chover no molhado: ela é perfeita! rs

Bjocas!!

Sil Nascimento disse...

Va, obrigada pela visitinha! Bjs
Mari, é isso ai, eu também gosto, mas bom senso é fundamenta sempre! Bjs
Sissi, nunca parei para pensar se eu tenho essa questão de cores com renda.. mas as cores que você disse também são minhas preferidas. Porém, com certeza eu amaria o vestido amarelo, porque amo a cor. Bjs

mood.board disse...

Sil...que saudades de comentar aqui!!!
Olha só, acho transparência e rendo alo lindíssimo mais muitíssimo arriscado. Adoro ver vestidos neste estilo, muitos dele você até postou, acho inspirador...mais não é uma peça feita para todo tipo de corpo como você também mostou nas imagens acima.
No meu caso, fico apenas em olhar e achar algus bonitos e outros nem tanto, mais usar...hummmm..ainda não sei.

Beijo grande

Sil Nascimento disse...

Ale, que bom receber um comentário seu! Amoo! Bom, acho renda mais fácil de usar do que transparencia. O legal da renda é que ela mesmo que seja como um simples detalhe, sempre deixa o visual mais bonito. Bjs

Apartamento Fashion disse...

realmente... é muito fácil ficar vulgar!

e... desculpa, mas nao pude deixar de reparar nessa tenista! hahahaha ALOCAAAAAAAAAAAA!!!!!

Sil Nascimento disse...

Karol, não tem como reparar nesse modelito da Williams!! E o shortinho meia-calça transparente segurando a micro calcinha?! Não tem como falar em bom gosto com imagens assim. Bjs

Anônimo disse...

Nossa, super ousado, né? E Olivia Palermo com o look mais fofo do mundo. Adoro!

Sissi | www.commode.com.br disse...

Hey, senhorita dos posts "senta que lá vem conhecimento", queremos mais! Rsrs

Bjocas!!

SaH disse...

Acho que transparência pode ser muito elegante, mas se for usada na hora certa e da forma correta.
beijos