terça-feira, 20 de julho de 2010

Pedido Feito, Pedido Atendido - Ankle Boots

Nos comentários do post anterior, a querida leitora Mi Satake pediu um post sobre ankle boots.
Pois bem, pedido feito, pedido atendido.
Os primeiros modelos que me vem a mente quando penso em ankle boots são os abaixo.
As ankle boots sempre estiveram presentes no nosso vestuário, mas, antes eram conhecidas como botas cano curto, botinhas.
Acontece que, no ultimo inverno europeu/americano viraram uma febre, assim, adotaram o nome gringo e, antes mesmo do frio começar por aqui, já estávamos cansadas de saber que essas botas seriam o uniforme da estação.
A princípio foi um verdadeiro alívio para quem não aguentava mais botas de cano longo, que por muito tempo reinaram absolutas, primeiro, acompanhadas de saltos altíssimos, e nos ultimos 02 invernos, no estilo montaria.
Bastava esfriar um pouco para você ver um batalhão de mulheres como se estivessem indo à aula de equitação... só faltava o cavalo.
Então, usar uma bota que fugisse do "batido" cano longo sugeria uma renovação total, e praticamente todas as marcas nacionais (isso sem contar as internacionais) trataram de colocar a nossa disposição as mais variadas versões.
Eu não me preocupei muito, pois há mais de um ano, ganhei um modelo da minha mãe e sempre usei.
Porém, mal o inverno começou (a estação, não o frio), e já surgiram nos blogs e twitter as insatisfações com o real resultado que uma ankle pode causar no visual.
A Re Nogueira, do Eu Amo Chanel, por exemplo, contou em um post que: comprou, não gostou e trocou por sandálias pesadas. A idéia dela era usar com saias e o resultado não agradou.
A Sissi, do Commode resumiu perfeitamente o que pode acontecer: efeito açougueiro - corta a pessoa. E fez um post excelente, com dicas de como usar ankle boots.
Depois, a Constanza do Futilish saiu a caça da ankle perfeita, achou e postou, e ainda fez outro post com looks para se usar com as botas.
Outros blogs que acompanho também falaram sobre o assunto, e assim, foi possível aprender um pouquinho sobre as alegrias e tristezas que essas botinhas podem causar.
Pois bem, eu nunca passei por esse problema, pois a minha eu sempre usei com calças.
Por mais bonita que seja a idéia do combo: vestido + botinha de cano curto, eu tenho 1,64 e sei bem a grossura das minhas pernas, ou seja, não rola para mim.
Além disso, da onde eu venho, esse combo é coisa de gente da roça, ou de festa junina.
A única diferença é que, ao invés de usar vestido com ankle, no visual jeca você usa botina mesmo.
Lembrando: botina não deixa de ser uma variação da ankle, só que de salto baixo.
Falei alguma heresia? Arrepiou diante de tamanha blasfêmia?
Ok, os tempos mudaram, e essas botas estão ai, nos mais variados modelos e permitindo as mais diferentes formas de usar.

Hoje, ankle boots podem vir com fivelas e tiras.
E tachas então? Podem vir desde um simples detalhe até totalmente tachada.
Mas, continua a pergunta: ankle boots com vestido, ou saia, realmente rola?
Como as moças acima mostram, realmente é possível usar e ficar uma graça.
Para mim, a questão é de fácil resolução, tudo depende da quantidade de perna que você consegue mostrar.
A princípio, a combinação perfeita para ankle boots seriam pernas longas e finas, mas esta não é uma verdade absoluta.
Repare na atriz Mischa Barton (a esquerda), ela mede 1,75, ou seja, não é baixinha, e apesar de ultimamente viver em constante efeito sanfona, na foto, percebe-se que ela estava magra. Mesmo assim, a combinação, na minha opinião, não rolou.
O que dizer da foto da direita? Deixar somente esse "pedaço" de perna não favorece a ninguem, além de achatar, engorda também.
Saia na altura do joelho com ankle, definitivamente, não rola.
Mas, continuo a bater na tecla que, mais importante do que o comprimento da saia é a quantidade de perna exposta.
Acima, três modelos diferentes de ankle boots, usadas com saias de comprimentos diversos.
Não amei o look de nenhuma delas.
Continuo a dizer: o problema é a quantidade de perna que se deixa exposta.
E por mais que a atriz Kate Winslet (ultima a direita) tenha deixado um bom pedaço das pernas a mostra, acho que o modelo do cano da bota é que não ajudou.
Se optasse por uma parecida com as abaixo, acho que ficaria muito melhor.
Digo isso porque aprendi nos posts que indiquei acima, que ankle boots com abertura (boca/cano) inclinada são as melhores amigas de quem deseja usar esse tipo de bota, mas não possui pernas longas e finas.

Uma boa alternativa para driblar a "falta" de pernas longas é usar ankle com meia-calça escura, da mesma cor das botas, para alongar o visual.
Como se vê nas fotos acima, sempre fica bonito e independe do tamanho da saia.
Agora, para quem deseja usar essas botas sem meia-calça, a melhor solução é apostar em saia ou shorts bem curtos.
Quanto mais pernas expostas melhor o visual.
Não necessariamente as botas precisam ser pretas.
A cantora Lily Allen desde o ano passado abusou da sua Louboutin pink.
O modelo é lindo, e não acho que ela fez feio.

Mas, se tem uma coisa dificil de usar é ankle boot com franjas.
Se for branca então, a situação fica bem complicada.
Haja pernas e confiança no visual.

E ankle boots metalizada? Lindas!
Impossível? Não acho.

Eu amei esse visual, perceba que as meias são opacas, na verdade, a única coisa metalizada no look inteiro são as botas.
E as open boots? Eu gosto tanto que adquiri um par para mim.
Ok, não uso com saias, só com legging, e mesmo assim, estou muito feliz com elas.
Os dois modelos acima são Alexander McQueen, e são os meus preferidos.
Várias marcas fizeram suas versões "inspiradas", principalmente no modelo da direita, que é ótimo por causa do tipo de abertura, alonga bastante o visual.
Aqui no Brasil, eu vi na Santa Lolla e Emporio Naka, o difícil é encontrar um par em alguma loja, a não ser que você calce 35.

Mesmo deixando aparecer a ponta dos dedos, para usar vale a mesma máxima das ankle boots, a harmonia no visual vai depender da quantidade de perna que você vai deixar a mostra.
O bom é que há versões de open boots de abertura inclinada, como o modelo marrom, e também, o que promete ser a grande aposta até o verão realmente voltar: sandálias abotinadas, como o modelo vermelho.
Eu gosto muito e é uma boa opção para quem mora em lugares onde o frio não dura muito, mas deseja usar sapatos com modelagem de inverno e não pretende aderir aos tamancos - outro "hit" da estação.
Além disso, ficam lindas com meia-calça, e é o tipo de compra que dura mais que uma estação.
A febre passa e o sapato continua "em dia".

E não poderia deixar de mostrar que, as grandes e democráticas companheiras seja de ankle ou open boots são as calças.
O visual sempre fica bonito.
Entretanto, se você não mora no Sul, não é adepta do gauchismo, ou mesmo, não costuma frequentar Centro de Tradições Gauchas - CTG, evite o efeito bombacha, e opte sempre por calça de modelagem ajustada, fuja de calça larga.
Caso você tenha lido este post até aqui, o tempo todo pensando: "ah ankle boot já cansou... é modinha passageira..."
Reveja seus conceitos, a foto acima são das botas apresentadas no ultimo desfile da Chanel.
E se Karl Lagerfeld conseguiu fazer com que os tamancos (clogs se preferirem) ressurgissem com força total, não duvide que ano que vem veremos botas bicolores, cheias de brilho ou pérolas por ai.
Reparou na altura do cano das botas? Pois é, vida longa as ankle boots.
Espero que a Mi Satake goste do post.
E feliz dia do amigo a todos os leitores!

28 comentários:

Brenda Tavares disse...

ADOROOOOOOOO!!!
Tenho umas da melissa que fazem o maior sucesso aqui, todo mundo me pergunta onde comprei, até pq a loja que vende melissa na minha cidade é uma das mais caras, tipo as cifras partem sempre com 3 zeros kkkkk

Renata Nogueira disse...

Que seleção maravilhosa!!! Babei, mas ainda ontem tentei uma da Zara e não rola mesmo...triste!!! Bjs, Sil!

Anônimo disse...

Eu adoro as ankles, e gosto da mistura delas com vestido, saia ou shorts com bom senso, claro. As minhas como as pernocas são grossas, acabo usando sempre com meia-calça, e tipo, não tiro!!!Acho que ela fica uns bons tempos!!bjsss

Sil Nascimento disse...

Brenda, não sabia que Melissa por ai era tão caro?! Vamos começar a vender a um preço camarada, o que acha? Rs.. Só para constar, amei suas fotos no Egito! Bjs
Re, então, com saia também não rola pra mim não. As vezes até me animo a experimentar, mas quando vejo o resultado, vou de calça mesmo. Bjs
Mica, eu preciso tentar com meia-calça, confesso que ainda não tentei, mas também não tiro minhas open, uso sempre com calça! Bjs

Tati disse...

maravilha de post, ameiiii
adoro ankle boots, são lindasss
Beijokas
Tati
www.phinerrima.blogspot.com

Alee Rocha disse...

Menina, comprei um modelo da Botero que se passa por sandália. Uso de tudo em quanto é jeito.
Depois vi uma preta de promoçao aqui em Goiania por 85,00 reias, estou me remoendo até agora sem saber se levo ou nao. Sabe aqueles modelos de frente aberta e toda furadinha? é daquelas. Morri.

Ah sil, menina o MS está gelado, era sua chance de usar meio 7/8, peles, casacos, trench coats. hehehe, ora de migrar de volta.

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sil,

Que recap maravilhoso... Vc tem um olhinho atento e memória impecável pra passar por um assunto impressionante.

Eu tenho restriçõs com ankle... Acho que é daquelas coisas que daqui a bons anos vamos ver foto e pensar "como todo mundo usava isso?". Em alguns raros looks, eu acho que coordena, mas o fato é que o combo vestido e ankle (bem Isabella Fiorentino por aqui) pode ficar cool, mas com certeza com sandália ou pumps, por exemplo, ficaria mais bonito - mesmo para as altas e magérrimas, quiça para as mortais.

Eu tenho, já usei mto (admito que cansei!), mas sempre com truques e pra me divertir, porque o basicão entedia. Mas racionalmente, acho que é por fashion is fashion porque se entrássemos no mérito de bonito e feio ela não tem mtos pontos.

Bjocas!!! E feliz dia dos amigos virtuais por pouco tempo! Rs

Mi Satake disse...

Sil, post super!!!
Amei. Super completo, com exemplos do que combinar, do que fica legal e o que não fica, isso ajuda pacas a gente a montar os looks e detalhe que postou vários modelos de ankles legais!
Adorei tb as indicações dos outros blogs com dicas sobre o assunto!
Sil, eu tenho 1,71, 58 kgs, pernas loooooongas que só (e como toda mulher detesto o que é meu, talvez se eu tivesse pernas curtas quisesse longas rsrs), acho que posso aproveitar as dicas que deu, usando o modelo que tenho com meus jeans e tentar ousar com alguns vestidos.
Perfeitissimo post!

Brigadão!
Amei

Bjão!

Sil Nascimento disse...

Tati, que bom que gostou! Eu também estou amando ankle boots! Bjs.
Alee, eu sei qual modelo é, e já vou avisando que pelo que tenho visto por ai, esse modelo tipo sandalia, na frente aberta e todo furadinho é o que vai pegar mesmo, então, se puder leve sim, porque será uma excelente compra, o preço está ótimo! Ah, no MS já esquentou viu? Não durou muito não..rs. Amei a foto novo, o anel azul é tudo! Bjs
Sissi, que bom que gostou do post! Não tinha como deixar de citar o post que você fez, pois foi muito esclarecedor e me ajudou muito com idéia de como usar as minhas. Quanto a questão da moda, eu vejo mais ou menos o que aconteceu com as sandalias de tiras finas. Veja, até pouco tempo elas eram as companheiras ideais de vestidos, hoje, dificilmente uma moça antenada usa sandalias de tiras finas, a não ser em festas (casamento por exemplo), hoje todo mundo usa com sandálias pesadas ou pumps, não é mesmo? Mas, vendo as fotos que postei, acho que muitas daquelas famosas/atrizes daqui há alguns anos questionariam a própria escolha de sapatos. Beijos e feliz dia do amigo virtual, quase real!
Mi, eu estava aguardando ansiosamente o seu comentário! Fico muito feliz que tenha gostado!
Você é alta e magra!! Nasceu para usar ankles e open boots! Eu apesar de baixinha, entendo o que vc quer dizer, tenho amigas altas e de longas pernas finas, que as vezes dizem que gostariam de ter pernas grossas. OI?! Mas, aproveite bastante e espero que o post a inspire mesmo. Bjs

Rokaia disse...

Oii!
Adorei seu blog. A postagem sobre Ankle boot ficou ótimo, está nos pés de muita gente e já é sucesso absoluto!


Te espero no meu blog!
beijos!

Anônimo disse...

São lindas, tantos modelos maravilhosos... difícil escolher um;)
Beijos!

Sil Nascimento disse...

RK, obrigada pela visita, já tinha lido no twitter sobre a nova blogueira e do Moda, Please! Gostei dos seus posts, já estou seguindo. Bjs

Sil Nascimento disse...

Liduh, eu tenho a impressão que o tempo ai favorece bastante o uso de ankle boots (não agora). Eu tentei separar vários modelos, acho que tem muita coisa bonita também. Bjs

Fá/gavetinhadeluxo disse...

Sil seus posts são tão completos, gosto muito do cuidado que vc tem em falar sobre determinado assunto!!!

Amoo tudo ankle,open...mas é aquela coisa tem que saber usar mesmoo!!!

Beijocas!!! Adorei!

Sil Nascimento disse...

Fá, obrigada pelos elogios! Eu também amo ankle e open, mas nem todos os looks servem para mim. Mas, não deixo de usar com calça. Bjs

Priscila disse...

AMEIII esse seu post!!!
Parabéns, o post ficou completo,nossa você é tão delicada - AMEII!!!AAAAA esse é o primeiro post que eu leio do seu blog e já virei sua fã <3!!!!

Sil Nascimento disse...

Priscila que bom que gostou! Obrigada pelos elogios e seja bem vinda! Bjs

JellyBen disse...

Eu tenho 5 ankle boots e amos elas ate no verao.
Tenho a Nitoinimoi q e a verdinha q vc postou de Christian Louboutin, mas a minha e preta em couro.
A open boots preta do McQueen q vc postou eu tenho uma inspired. Aki no Japao no ano passado varias marcas japas de fast fashion copiou e eu comprei uma p mim.
Sabe a vermelhinha q vc postou de Balmain? eu achei uma aki open boot igual a ela com os straps cruzados e super adoro ela.
Sabe o modelo q a Jessica esta usando na foto? A Freja de Alexander Wang? eu tbm tenho ela heheh. Comprei p eu usar no verao e amooo.
Bjss e adorei o post.

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Sil, vc fica uns dias sem postar , mas qdo posta sai de baixo, putz, post perfeito, lindo, bem feito, ploft morri.As metalizadas hummmmmmmmmmmmmmm , lindas, bjs, Va.

adribs disse...

quero muuuitoooo essa open boot vermelhaaa! logo logo irei fazer um post sobre open boots, pq eh a unica versão de ankle boots que dá pra usar no calorzão néam... hahahaha imagina usar uma ankle dessas de cano alto num sol de 40 graus...o sapato vai ficar só o cheirinhoo de cachorro molhadoo hahahaha beijooos

NatiLopes disse...

Sil... que post digno, adorei!!! =)

Nossaaa o vendedor pirou qnd viu q minha mae tinha conseguido comprar a bolsa da França... ela nem sabia q era ed. limitada haha
Ela flaou que eh uma loucura msm... acho q ela foi na galeria lafayete msm, mas não sei qual delas!

beijocasss

Anônimo disse...

Oi querida!!

Brigada pelo comment fofo no meu blog! O seu tá lindão tb, né? <3

Bjbj
Lets

Aline Gonçalves Silva disse...

Sil... amei eu queruuu uma...rs..rs

bjocas
Li

Tati Sisti disse...

Tá otimo esse post!! SUPER completo, amei!

Sil Nascimento disse...

JellyBen, menina quanta coisa boa você tem!! Babei na sua coleção! Originais e inspired..que sonho! Ai chega muito mais rápido do que aqui, os modelos inspired começaram a surgir no inverno deste ano, e estão se esgotando rapidamente. Obrigada pela visita e volte mais vezes! Beijos
Va, que bom que você gostou do post! Eu gostaria de postar mais vezes, mas no momento não estou conseguindo. Espero que sempre que eu postar tenha um comentário seu. Bjs
Adribs, você é muito engraçada! Já imaginei a cena de você de ankle boots fechadona no calorão que faz ai..no mínimo chamariam você de louca! Vou aguardar seu post. Bjs
Nati, com certeza, essa sua bolsa é muito especial, até hoje eu suspiro porque não consegui comprar a que eu vi...rs sua mãe é o máximo, bjs!
Lets, obrigada você! Ah e amei as fotos da matéria do IG, achei chiquérrimo!
Li, amei seu blog! Não sei se você já viu, mas em maio fiz um post sobre o meu casamento. Amo o assunto e já estou fuçando o seu..rs Bjs
Tati, que bom que você gostou! Mandei um e-mail, espero que tenha lido. Bjs

SaH disse...

Nossa Sil adorei o post! Eu adoro ankle boot. Acho super charmoso além de ser muito estiloso. Também gosto muito das open boots, elas estão muito em alta agora. Todas são lindas, mas eu prefiro as pretas.
Beijos

Paola disse...

Oi Sil, só vi este post agora!
Eu não gosto de ankle boots de espécie alguma. Pra mim é igual calça saruel, não favorece ninguém. Mas... que tem muitas por aí, isso tem. Gosto mais de sandálias pesadas!
Bjss

Sil Nascimento disse...

SaH, realmente, tanto as ankle quanto open estão em altas. As pretas são boas pois são mais fáceis de combinar, o legal é que há varios modelos diferentes. Bjs
Paola, não é a primeira vez que ouço essa comparação com a saruel..rs..muita gente não suporta, né? Na minha opinião é porque o que se vê são esses sapatos usados de forma errada. Mas, uma sandália pesada é um investimento sem erro. Bjs