quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo com Cara de Antigo

Em São Paulo ontem estava bem frio, nesta época, sempre ouço alguem dizendo: "no inverno é bom porque as pessoas se vestem melhor".
Será? Na verdade, o que eu mais vejo, principalmente, na região da Paulista, são os looks cebolas, aquele na qual a pessoa vai colocando um casaco por cima do outro, formando verdadeiras camadas combinado com meia+bota.
Nem sempre o resultado dá certo, principalmente, quando a pessoa tenta ser muito fashion.
Mas, a idéia de que no calor todo mundo se veste de forma despretensiosa, buscando conforto e frescor, enquanto no frio o look pode ser mais elaborado, até faz sentido.
Quem costuma bisbilhotar em sites e blogs gringos percebe que no inverno é mais fácil encontrar fotos com visuais mais inspiradores.
No verão escaldante que está fazendo lá fora, o combo: short jeans+regata+chinelinho parece dominar.
Mas, a idéia deste post surgiu a partir das fotos abaixo, da campanha da Raquel Zimmermann para a Chloé.

Achei chique, elagante demais!
Mas, repare bem...o novo tem cara de antigo, de clássico.
Calça cintura alta, camisa de seda, gola laço, tons básicos...mamãe já usou muito, e agora, sou eu a suspirar.
Virei senhoura e nem percebi?!
Estou ansiosamente esperando as versões inspired que, com certeza, a Zara vai nos brindar.
Tudo bem, que provavelmente, só no próximo inverno.
A marca que já foi a preferida de Jacqueline Kennedy e Brigitte Bardot, desde sempre apresenta peças que são símbolo de elegância, independente da época.
Até hoje me arrependo de não ter adquirido um par de óculos de sol maravilhoso da marca, que encontrei no brechó da Gabrielle Geppert. Mesmo custando praticamente o mesmo preço de um par da ultima coleção de qualquer outra marca européia famosa, como disse meu marido, era o tipo de aquisição duradoura.
O que eu tenho visto, cada vez mais, é justamente isso: roupas e acessórios bem parecidos com os que já foram desejados por gerações anteriores, e que se for usado hoje ou daqui um ano, provavelmente, será considerado elegante.
Leia-se elegante, como aquela peça bem cortada, de tecido bom, que quando você usa se sente poderosa, mesmo se tratando de uma peça bem basiquinha. E ainda, que faz você se achar uma mulher bem sucedida, independente de ser a mais nova estagiária ou a chefona do lugar.
Parece que essa aposta em peças clássicas não é apenas da Chloé, veja os modelos abaixo.


Tiradas de algum desfile ou editorial dos anos 50, 60, 70? Não!
Da esquerda para direita: desfile Louis Vuitton, desfile Prada, desfile L'Wren Scott (a estilista que namora o Mick Jagger, e que "lembra" a Luciana Gimenez) e por fim, editorial recente da Vogue UK.

Então, a foto acima é de algum editorial de verão de uma revista de agosto? De novo, não!
Diretamente dos anos 60.

Novamente, a linda da Rachel Zimmermann, agora na Vogue US de agosto.
Chiquérrima! Entretanto, para mim não tem cara de novo.
Mas, ai você pensa: se eu sair por ai usando o vestidinho rosa, é melhor colocar uma plaquinha "ultima coleção da Prada", caso contrário vão tachar de look vovozinha.
Ou ainda dizer: agora tá fácil, vou fazer a festa no brechó mais próximo e justificar que estou seguindo a ultima tendência européia.
A pergunta que fica: é possível seguir essa onda, e investir em visuais clássicos e elegantes, sem ficar com cara de datado?
Sempre acho que a internet está ai para ajudar a nos inspirar.
Então, aqui vão algumas sugestões.
Vestidos de corte reto e simples.
Mangas 3/4, como o vestido da Giovanna Battaglia estão em alta. Repare que ela deixa tudo mais interessante usando um cinto fininho e uma encharpe, duas peças para lá de clássicas.
Lembrando que ela, na minha opinião é uma das mulheres mais estilosas do mundo fashionista.
No look da direita, só para frisar que uma boa bolsa e um belo casaco ajudam a criar o look poderosa.
Agora, esqueça a meia-calça branca, trabalhada ou não, se suas pernas não forem tão finas quanto as da moça. Depois de uma certa idade (e quilos), meia-calça clara deve se tornar lembrança das aulas de balé da infância.
Invista no casaqueto!
Tente desviar a atenção da bolsa Chanel (outro clássico) e preste atenção no casaqueto e lenço que a moça está usando.
E a Emma Watson? Casaqueto+cintinho+colar poderoso usado com camisa de colarinho.
Não parece tão dificil, não é mesmo?
Mas, look elegante só é feito com cores básicas?
Eu acho que não.
De novo, vestidos de corte simples, casaqueto, manga 3/4.
Lembrando que, a moça de amarelo está usando um cinto Moschino, que já foi símbolo da cafonice do final dos anos 80, e, simplesmente, de uma hora pra outra, voltou com tudo, verdadeira febre.´
Ok, mas você é jovem, moderna, estilosa, que não está a fim de ser confundida com sua chefe, nem ser chamada de clássica.
Então, essa onda não é para você?

As fotos acima mostram que não.
Mais uma vez: manga 3/4, o clássico preto e branco e casaqueto.

Onde você mora não faz frio? Gosta mesmo de visual desposado? Macacão colorido de tecido molenga! Clássico dos anos 80, e olha ai a manguinha 3/4, de novo!
Você quer fazer o estilo jovem poderosa, mas não aguenta visual monocromático, nem preto&branco? Casaqueto, cinto fininho e cores vibrantes nos acessórios.
E ai, qual a peça ou acessório que faz você se sentir poderosa e atemporal?

30 comentários:

Teddy disse...

Sabe, eu acho tão bacana esse look clássico. Mas sempre quando uso alguma influência, sempre acho a coisa meio datada, e meio de vovó pra mim.

Mas eu achei realmente que era desfiles dos anos 50 e 60, e não das últimas coleções!heheh

Sissi | www.commode.com.br disse...

Tenho um post agendado pra amanhã sobre isso... Ou sobre quase isso: a série Mad Men que anda me inspirando mais do que Gossip Girl.

A saia que tá no editorial da Vogue UK é Chloé na semana de moda de Paris pro último inverno, não é? Tenho guardadinha a foto do desfile pq achei linda... E a proposta de produção foi a mesma!

Sou suspeita, mas amo de paixão os vestidos camiseta com cintura marcadinha dos 60's e as calças amplas, pantalonas dos 70's. Tipo Twiggy e Jackie. Rsrs...

Bjocas, querida!

Brenda Tavares disse...

A Zara já nos brindou aqui na Italia com aqueles clássicos na primavera passada e eu me deleitei, pq adoro cintura alta, roupas simples porém elegantes. O Casaco lindissimo o vi na internet e sai catando pela rua, assim q achei não tive dúvidas em trazer pra casa.
Como sempre as fotos ótimas dos looks!

Alee Rocha disse...

Sil, minha peça atemporal é calça de alfaiataria, reta ou pantalona. Muda-se os acessórios, sapatos e vc (eu) estará sempre na linha com ela.
Acho que posso incluir os meus shorts de alfaiataria aqui tb. Tenho usado-os ha varias(várias mesmo) temporadas e continuo me achando(cof, cof).

Aqui no Brasil temos um vicio em calça Jeans. Mas, eu prefiro nao citá-lo como atemporal. No meu caso,e no de 98% dos outros que usam, ele é mais um comodismo. E eu venho tentando aboli-lo. Li em algum lugar que a Dita Von Teese nao usa jeans. Então eu posso tentar ao menos nao comprar mais nenhum por uns tempos.

bjos, me visita

Tati disse...

Adorei o post.....me deu várias idéias.
Muitooo bom!!
Beijos
Tati

Sil Nascimento disse...

Dora, eu também tenho essa preocupação, de não ficar com cara de vovozinha. Mas, eu acho que na foto da Emma Watson mostra bem como evitar isso, usar acessórios modernos (no caso dela a pulseira de tachas e o colar). E eu também me impressionei quando vi as fotos dos desfiles. Bjs
Sissi, quer muito ver o seu post, a sua visão da questão é sempre muito interessante. Eu acho que é essa saia mesmo! Achei muito bonita. Você só gosta de coisa chique, não é? Rs.. mas eu também acho lindo esses vestidos estilo anos 60. Bjs
Brenda, que excelente compra! Eu tambem gosto muito de roupas asssim, classicas e de corte mais simples, sinto-me segura, sempre acho que estou elengante..rs Bjs

Renata Nogueira disse...

Eu gosto, clássicos são sempre bem vindos e misturados com peças da moda ficam ainda melhores! Bjs!

Fá/gavetinhadeluxo disse...

Sempre amei os clássicos, tem alma de velhinha...hahhaa...bricadeira!!!

Olha eu gosto muito de vintages, mas sempre dar um toque mais "hoje" para o look com um sapato por exemplo!

Bjos, sempre muito cuidadosa com os posts! Adoro!

Karina Catellan disse...

Adorei o post Sil!!! Acho lindas as peças da Rachel Zimmermann. Eu sou mais de combinar peças atemporais com umas moderninhas, principalmente com acessórios, lenços e afins! E a peça que eu me sinto poderosa é um blazer pretinho que tenho hehehe. Beijos

Tati Sisti disse...

Esse post tá muito bom! Muito completo com um texto fantástico. Adorei e fiquei triste quando acabou hehe. Sobre a Rachel Zimmermann, não tenho nem o que comentar. Adoro ela, o trabalho dela além dela ser uma fofa. Sobre as peças clássicas, acho que algumas eu não toparia usar. Acho chique, mas tem que um "que" a mais para ficar lindo e não parecer tão velha.
Adorei mesmo!
Beijos

Mica Kodama disse...

Sil eu gosto muito dos looks propostos por você nesse post, com ar de senhora ou não, acho bem mais elegantes do que as modinhas q vemos por ai, e acabam ficando para sempre né?! Particularmente, gosto muito de estilo - calça retas, pantalonas, camisas - sou totalmente adepta!! Ótimo post!!bjssss

Mi Satake disse...

Sil, mais um post da-queles hein!
Excelente, super completo!

Adoro suas visitas tb!!!
Ah, qudo tiver um tempinho, passa la no blog q tem um selinho pra vc!
Não sei se curte, mas logo lembrei de ti!

bjuuu

Seane Melo, Secoelho disse...

É Quando leio post como o seu que passo a amar ainda mais a blogosfera! Adoro essa moda retrô, mas muitas vezes fico me perguntando que moda as futuras gerações vão imitar já que quase não se fala em um estilo próprio anos 90-2000!

Sairia facilmente na rua com muitas das roupas que você postou aqui ^^

Alee Rocha disse...

Sil, eu sou do dia 16,podemos fazer festa juntas, heheheh.
Tem sorteio no blog, passa lá.

Sil Nascimento disse...

Tati, que bom que gostou do post! Bjs
Re, concordo com você, misturar é a chave para evitar ficar datado. Bjs
Fa, só se for alma de velhinha fashion, pois sempre babo nos seus looks. Obrigada pelos elogios, bjs
Kat, eu tenho um blazer que faz em mim o mesmo efeito que esse seu preto! É o tipo de roupa que a bate aquela dúvida, ou o objetivo é impressionar, não é mesmo? Bjs e bem vinda das férias!
Tati, fique muito feliz com seus elogios! Quanto as peças eu coloquei no post, algumas eu não usaria, de jeito nenhum, pois ficaria sim com cara de velha, mas na maioria eu arriscaria dosar com acessórios modernos, para equilibrar. Bjs
Mica, eu ja vi alguns looks que você postou, usando peças assim mais clássicas, que você ficou o máximo! Obrigada pelos elogios, bjs
Mi, vou passar sim! Muito bom receber comentários seus! Bjs
Secoelho, nossa seu comentário me deixou muuuuito feliz! A questão que você levantou é importantíssima! O que é estilo 2010? Pois, vivemos a época dos revival. Bjs

Sil Nascimento disse...

Ale, deverias fazer 2 festas, uma ai, e outra aqui em SP, com a participação de ambas as aniversariantes..rs Menina, já vou lá me inscrever, botei fé nesse produto que você indicou, e achei o máximo a dica de não enfiar a mão dentro do pote, pois sempre faço isso. Bjs

Camila F. disse...

Ah, eu também acho lindo (será que eu também virei senhoura?)! Rs...

Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

Oi Sil!
Vim conhecer o seu blog e adorei!
Adorei as dicas do post.
Beijos, bom final de semana!

SaH disse...

Adorei os post Sil. Eu gosto de desse estilo clássico, aí sempre procuro buscar peças que ficam melhor em mim. Adoro as calças de cintura alta, acho tão elegante!
beijos

Sil Nascimento disse...

Camila, pelos comentários das meninas aqui, somos todas jovens senhouras elegantes. Bjs
Ro, já ouvi falar do seu blog! Que bom ter você aqui, obrigada. Bjs
SaH, eu também sou como você, sempre atras das peças classicas que tem melhor caimento para mim. Quanto as calças de cintura alta, no blog da Re Nogueira - Eu Amo Chanel, ela fez um post com excelente dicas, confira lá. Bjs

Apartamento Fashion disse...

lindo o look antiguinho da emma watson!!!!

Sil Nascimento disse...

Karol, esse look está fazendo sucesso de tão bonito! Bjs

Kaira disse...

Aqui faz frio sim, e como!!!
Mas eu me rendo sempre ao clássico tbm, até porque geralmente são peças caras e que têm que duram muuuuito tempo!
Sil, mais uma vez, obrigada pelas palavras querida!
Bjs!!!

pat camargo disse...

Adorei todos os looks! Gosto do classico apesar de não ser uma pessoa tão classica. Eu tenho algumas peças que nunca consigo me desfazer e acabo usando vez ou outra, calça risca de giz é uma delas.
Saudades de passar aqui.
Beijos

Monica disse...

Adorei o post! Adoro moda com cara antiguinha mas sem parecer senhorinha!rsrsr

bjao ótimo blog

Marília Diccini - Dedo de Moças disse...

Essas fotos da Chloé são lindas! Ja tinha visto e amado!

Tatty disse...

Sil,

Os clássicos são eternos e chics sempre! Adoro!!!!
Desculpe o sumiço... Tava viajando, mas agora estou de volta aos coments...
Bjss, Tatty

http://suspirofashion.blogspot.com/

Sil Nascimento disse...

Kaira você sempre merece palavras queridas! E aproveite bastante sua viagem a NY para trazer umas peças assim, eternas! Valeu muito a pena. Bjs
Pat, não imagino você como uma pessoa clássica no preto & branco, mas o tal clássico arrojado, com muito colorido! E acho que hoje rola post novo. Bjs
Monica, que bom que gostou do blog! Por aqui, todo mundo está tentando isso: usar clássicos sem parecer vovozinha..rs Bjs
Marilia, eu também me apaixonei quando vi, queria alguns dos looks para mim..ah..e o corpo da Raquel também! Bjs
Oi Tatty, bem vinda de volta! Eu também adoro looks clássicos. Bjs

Naan disse...

Eu não sei se o bom Deus vai permitir que essa desgraça aconteça, mas caso a fluorescencia permaneça nas vitrines no próximo verão, sigo sendo uma old fashion. Pra mim é uma felicidade poder roubar os óculos de sol da minha avó, e usar vestidos, citura alta, cabelos com volume... É claro que se o interesse é parecer estar "na ultima moda", talvez o vintage não seja tão interessante. Mas analizemos: Sou jovem. Estou saindo da adolescêcia... a moda adolescente de hoje é calça colorida+ camiseta estampada+ tênis colorido. Well, passo!
Fico com as coisas datas de vovó.
aoksoaksopakposk

blog muito massa. Voce escreve muito! Abçs...

Oficina Chic disse...

Muito legal o post, cheio de coisas legais :)
Gostamos do seu blog, já estamos seguindo!
Beijos